Manaus (AM) – A 20 dias do início oficial da campanha eleitoral, o atual governador, Wilson Lima (União Brasil) e o ex-mandatário, Amazonino Mendes (Cidadania) aparecem empatados tecnicamente na disputa pelo comando do Governo do Amazonas.
De acordo com pesquisa realizada pela Real Time Big Data, tanto no cenário espontâneo – quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor – quanto no estimulado – onde a foto do político é mostrada para o entrevistado – ambos aparecem em igualdade.
Cenário espontâneo:
Wilson Lima (União Brasil): 15%
Amazonino Mendes (Cidadania): 15%
Eduardo Braga (MDB): 9%
Ricardo Nicolau (Solidariedade): 1%
Arthur Virgílio (PSDB): 0%
Brancos e nulos: 21%
Não sabem ou não responderam: 39%
Cenário estimulado:
Wilson Lima (União Brasil): 28%
Amazonino Mendes (Cidadania): 28%
Eduardo Braga (MDB): 17%
Ricardo Nicolau (Solidariedade): 5%
Henrique Oliveira (Podemos): 3%
Carol Braz (PDT): 2%
Marcelo Amil (PSOL): 1%
Brancos e nulos: 9%
Não sabem ou não responderam: 7%
Os dados são de um levantamento feito pela Real Time Big Data para a Record TV. Na pesquisa, foram ouvidos 1,5 mil eleitores amazonenses por telefone entre os dias 23 e 25 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado no TSE sob o número AM-02872/2022.
Crescimento
Os novos números mostram a tendência de crescimento do governador. A última pesquisa da Real Time Big Data, no final de maio, já apontava um empate técnico entre Wilson e Amazonino, mas com uma leve vantagem para o ex-governador.
Outros estudos, como o da Perspectiva Mercado e Opinião também divulgado no final de maio e do Iveritas Instituto de Pesquisa no início de junho, já mostravam Wilson um pouco à frente na pesquisa espontânea e um empate técnico na estimulada.
*O Poder