Manaus (AM) – O Programa Voa Brasil lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), tem conquistado cada vez mais aposentados do INSS que buscam passagens aéreas mais acessíveis. Para participar, o aposentado deve acessar o programa no site oficial Voa Brasil , onde pode escolher a data, origem e destino do voo.
De acordo com os dados mais recentes, Manaus registrou um total de 373 passagens com origem na cidade e 377 passagens com destino à cidade no programa. A capital amazonense é 10ª cidade mais procurada pelo Voa Brasil.
Voa Brasil
O programa oferece passagens de até R$ 200, especialmente para aqueles que não viajaram de avião nos últimos 12 meses.
Cada aposentado pode comprar até dois trechos por ano, tornando o acesso ao transporte aéreo mais inclusivo e democrático.
Na segunda fase do Voa Brasil, os Ministérios de Portos e Aeroportos e da Educação usarão dados do ProUni, Fies e Sisu para identificar estudantes beneficiado. O levantamento dessa base de dados está em andamento pelo MEC.
Segundo Tomé Franca, secretário Nacional de Aviação Civil do MPor, o interesse pelo programa é evidente, com cerca de 150 mil beneficiários acessando o sistema e resultando em 35 mil bilhetes confirmados.
Isso representa 24% dos interessados, o que é um número significativamente maior. Em comparação, no site das companhias aéreas, o percentual de reservas confirmadas costuma variar entre 1% e 3%.
Além disso, o Voa Brasil não utiliza recursos públicos, mas conta com a parceria de empresas aéreas.
Ademais, as empresas disponibilizam vagas ociosas em períodos de baixa demanda, como horários alternativos e datas menos procuradas.
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.
Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f