Manaus (AM) – O setor de Serviços no Amazonas demonstrou boa expansão em abril de 2025, com o volume de serviços crescendo 3% em relação a março e 3,1% na comparação anual, e acumulando um aumento de 8% nos últimos 12 meses.
A receita nominal acompanhou a tendência positiva, registrando um salto de 7,2% sobre abril de 2024 e um excelente crescimento de 12% no acumulado de 12 meses, sinalizando um cenário otimista para a atividade no estado.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços – PMS, divulgada no dia 13 de juno pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Volume de serviços
Em abril de 2025, o volume de serviço no Amazonas apresentou um aumento de 3% ,em relação a março de 2025, e um crescimento de 3,1% em comparação com abril de 2024, indicando uma expansão contínua.
No acumulado do ano, o volume de serviços cresceu 1,3%, enquanto nos últimos 12 meses, o aumento foi mais expressivo, atingindo 8,0%. A média móvel trimestral do volume de vendas registrou 4,5%, sinalizando uma tendência de crescimento no curto prazo.
Já a receita nominal ,no Amazonas também demonstrou um crescimento positivo em abril de 2025, com um aumento de 1,5% em relação a março de 2025 e um salto significativo de 7,2% em comparação com abril de 2024, superando o crescimento do volume.
A receita nominal acumulada no ano alcançou 5,8%, e ,nos últimos 12 meses, registrou um crescimento de 12%, indicando um forte aumento no faturamento do setor de serviços no estado. A média móvel trimestral da receita nominal foi de 3,7%, mostrando uma estabilidade positiva.
A média móvel trimestral é um indicador que suaviza flutuações de curto prazo nos dados, revelando tendências mais claras. Ela é calculada pela média dos últimos três meses de dados, fornecendo uma visão mais estável do desempenho.
Com base na média móvel trimestral do volume de vendas de 4,5% e da receita nominal de 3,7% em abril de 2025, o cenário para os próximos meses no Amazonas é de otimismo.
A alta média móvel do volume sugere que o crescimento do setor de serviços tem sido consistente, podendo indicar uma continuação da expansão da atividade.
A média móvel da receita nominal, embora ligeiramente inferior a do volume, ainda aponta para um crescimento sustentado do faturamento.
Considerando a dinâmica observada, é possível antecipar que o setor de serviços no Amazonas possivelmente manterá sua trajetória de crescimento, podendo até mesmo acelerar em alguns segmentos, caso as condições econômicas gerais se mostrem favoráveis.
Leia mais:
- Amazonas tem 154 mil pessoas de 15 anos ou mais de idade analfabetas
- Uso de internet no país cresce mais entre idosos, mostra IBGE
- Produção de leite reduz e ovos crescem no Amazonas, diz IBGE
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.