Agência Jamaxi
Cotidiano

Guterres elogia foco do Brasil em governança global no comando do G20

O Brasil presidirá o G20 com foco na reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento e na liderança global

Guterres elogia foco do Brasil em governança global no comando do G20
Foto: ONU/Mark Garten

O secretário-geral discursou esta quarta-feira em Cúpula Virtual do grupo das 20 maiores economias do mundo, o G20. António Guterres descreveu uma realidade marcada por desigualdades crescentes, caos climático, conflitos e fome.

Guterres enfatizou que o espaço fiscal está  diminuindo, com altas nos encargos de dívida e nos preços. Ele advertiu que estes fatores geram uma “receita para instabilidade e sofrimento globais”.

Reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento

Ao pedir justiça estrutural, o chefe da ONU citou o foco da presidência brasileira na reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento e na liderança global em relação ao tema. Desde setembro, o Brasil está à frente do G20.

Guterres pediu prioridade à justiça financeira ao falar da criação de um Grupo de Líderes para seguir a implementação do Estímulo dos ODS. A meta é permitir um pacote de mais US$ 500 bilhões para ações de desenvolvimento em longo prazo.

Para o secretário-geral, o mundo também precisa de justiça climática. Com a aproximação da COP28, ele solicita ao G20 que apresente “um resultado ambicioso, crível e justo” para manter a meta de aquecimento de 1,5º C em comparação aos níveis industriais.

Fundo de perdas e danos

Guterres pediu ainda que o bloco implemente o fundo de perdas e danos antecipando e cumprindo suas promessas de apoio financeiro.

Outras recomendações foram triplicar a capacidade das energias renováveis, duplicar a eficiência energética e garantir que a energia limpa chegue para todos até 2030. O secretário-geral defendeu ainda a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, com um calendário claro em linha com o limite de 1,5º C.

*ONU News

Leia mais

Após sofrer com nuvem de fumaça, chove em Manaus

Mulher descobre traição do marido com o próprio pai dela

Adolescente mata irmão na frente do pai com golpes de barra de ferro em Manacapuru

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais