Agência Jamaxi
Política

Eleições 2024: entenda como irá funcionar o poder de polícia de juízes eleitorais

Resolução do TSE também impõe medidas para controlar o uso de inteligência artificial e desinformação nas campanhas eleitorais

Eleições 2024: entenda como irá funcionar o poder de polícia de juízes eleitorais
Foto: Reprodução/Canva

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a Resolução nº 23.732/2024, que traz novas diretrizes para a propaganda eleitoral. A norma reforça o poder de polícia das juízas e juízes eleitorais, permitindo a retirada imediata de conteúdos virtuais que violem as regras eleitorais.

A resolução também aborda a desinformação. A verificação dos fatos será feita por agências independentes que têm cooperação com o TSE. Essas checagens serão acessíveis ao público, garantindo maior transparência.

Outra novidade é a regulamentação do uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral. O TSE exige que qualquer conteúdo manipulado seja identificado de forma clara e acessível. A resolução proíbe, ainda, o uso de chatbots e avatares que simulem interação entre candidatos e eleitores.

No caso de conteúdos inverídicos sobre o sistema de votação ou a Justiça Eleitoral, as decisões das juízas e dos juízes eleitorais estarão alinhadas com as decisões colegiadas do TSE. Isso assegura a remoção de material que possa prejudicar o equilíbrio e a integridade do pleito.

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Leia mais

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

Agência Brasil

CPI das Bets: relatório aponta crimes e endividamento de famílias

Agência Brasil

Projeto analisa o potencial de resíduos agroindustriais amazônicos

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais