Manaus (AM) – A partir deste sábado (12), amazonenses do coletivo de artistas Plano Perfeito participam de formação nacional no Encontrart 2025, da Cia de Artes Nissi, em Ibiúna, no interior de São Paulo (SP).
A viagem de quatro integrantes do coletivo conta com recursos do edital n.18/2024 Chamamento Público para ações na área do audiovisual – Lei Paulo Gustavo (LPG) – concessão de bolsas culturais.
Segundo a coordenadora do projeto, a produtora cultural Márcia Vargas, a formação nacional pretende fortalecer o setor cultural e potencializar as ações na periferia.
“Ao voltar, nós, profissionais, seremos multiplicadores, oferecendo oficinas gratuitas para crianças e adolescentes da comunidade. E a nossa expectativa é transformar a Casa de Artes num polo de referência audiovisual na Zona Leste, criando novas oportunidades, revelando talentos e mostrando que a arte pode, sim, mudar vidas”, enfatizou Márcia.
Membro do coletivo de artes, Abner Matos, que integra o grupo que participará da formação, destaca a expectativa para os dias de imersão e a importância do conhecimento que será adquirido.
“Estou animado para aprender com quem já atua diretamente com cinema e roteiro, absorver tanto o conhecimento técnico quanto a vivência desses profissionais. Essa troca será essencial para levarmos ainda mais impacto às nossas ações com as crianças e a comunidade”, contou Matos.
Além disso, a formação nacional terá início neste sábado (12) e segue até o próximo fim de semana. As aulas são ofertadas por professores da Cia de Artes Nissi, e devem contar ainda com profissionais do cenário nacional, entre cineastas, atores, diretores, bailarinos, entre outros artistas.
Plano Perfeito
O Coletivo de Artistas Plano Perfeito existe desde 2019 e usa arte e cultura na promoção da valorização da vida em escolas, abrigos e comunidades ribeirinhas. Com as ações culturais, o coletivo já impactou mais de 40 mil pessoas. O número de contato do coletivo é (92) 98152-3347 e o Instagram @planoperfeito.
Leia mais:
- Plano Perfeito: mostra cultural exibe talentos da dança, teatro e música da periferia, em Manaus
- Banzeiro Cultural: Música, Teatro e Grafismo marcam projeto social na Escola Osmar Pedrosa
- Estreia do curta-metragem “Meu Herói” leva cinema à comunidade ribeirinha
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.