Com o encerramento da janela de convenções partidárias em todo o Brasil nesta sexta-feira (5), oito candidaturas ao Governo do Amazonas foram oficialmente homologadas para a disputa das Eleições 2022.
O governador Wilson Lima (União Brasil) lidera o maior arco de alianças entre os concorrentes. O candidato conta com o apoio de nove partidos — Avante, PL, PSC, PMN, PTB, PRTB, Patriota, Progressistas e Republicanos — além do respaldo de 42 prefeitos do interior do Estado.
Já o senador Eduardo Braga (MDB) terá como base de apoio no Amazonas a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, além do PSD. O palanque do candidato reúne 21 prefeitos de municípios amazonenses.
O ex-governador Amazonino Mendes, candidato da Federação PSDB-Cidadania, fechou alianças com o DC, PMB e Pros, consolidando mais uma frente na disputa pelo Executivo Estadual.
O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) homologou inicialmente convenção com o PMN, que posteriormente migrou para o União Brasil. Às vésperas do prazo final, Nicolau também garantiu o apoio do PSB.
O médico indígena Israel Tuyuka (Psol) disputará o governo com o apoio da Rede Sustentabilidade, seguindo orientação da executiva nacional dos partidos.
Outros três candidatos disputarão o cargo em chapas puro-sangue, sem coligações: Carol Braz (PDT), Henrique Oliveira (Podemos) e Nair Blair (Agir).
Com as coligações homologadas, os partidos devem agora formalizar os registros junto à Justiça Eleitoral. A documentação exigida — autorização do filiado e comprovação de filiação partidária — deve ser entregue até o dia 15 de agosto. A propaganda eleitoral terá início oficialmente em 16 de agosto, quando os candidatos estarão autorizados a realizar campanha.
O primeiro turno das eleições ocorre no dia 2 de outubro. Caso haja segundo turno, a votação está prevista para 30 de outubro.
Senado Federal
Para o Senado, sete candidaturas foram homologadas nas convenções partidárias no Amazonas: Alfredo Menezes (PL), Arthur Virgílio Neto (PSDB), Elissandro (Solidariedade), Luiz Castro (PDT), Marília Freire (Psol), Omar Aziz (PSD) e Peter Júnior Miranda (Agir).
Leia mais
- Biocosméticos criados por mulheres para mulheres da Região Norte ganham cada vez mais espaço no Amazonas
- Empreendedorismo sustentável: startups transformam resíduos florestais e orgânicos em produtos inovadores no interior do Amazonas
- Microplásticos: poluição toma conta dos rios e igarapés em Manaus
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

