Manaus (AM) – Com o fechamento da janela de convenções partidárias em todo o País nesta sexta-feira (5), oito candidaturas ao governo do Amazonas foram homologadas para a disputa das Eleições 2022.
O maior arco de alianças entre os concorrentes é do governador Wilson Lima (União Brasil), que fechou com outros nove partidos: Avante, PL, PSC, PMN, PTB, PRTB, Patriota, Progressistas e Republicanos. Ele também é apoiado por 42 prefeitos do interior.
A candidatura do senador Eduardo Braga (MDB) vai contar com o apoio, no Amazonas, da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, além do PSD. Em seu palanque estão 21 prefeitos dos municípios do Estado.
O candidato da Federação PSDB-Cidadania, o ex-governador Amazonino Mendes, garantiu parceria com o DC, o PMB e o Pros.
Já o deputado estadual Ricardo Nicolau, candidato do Solidariedade, homologou convenção com o PMN, que logo após o trocou pelo União Brasil e, um dia antes do prazo final para homologar a chapa, conquistou o PSB.
O médico indígena Israel Tuyuka, do Psol, terá o apoio da Rede Sustentabilidade, seguindo o compasso da executiva nacional.
Enquanto isso, Carol Braz (PDT), Henrique Oliveira (Podemos) e Nair Blair (Agir) vão caminhar sozinhos em busca do comando do Executivo Estadual, em chapas “puro-sangue”.
Com as coligações homologadas, os partidos agora devem oficializar suas escolhas junto à Justiça Eleitoral. As siglas deverão entregar as autorizações do filiado para inclusão do nome como candidato e a prova de filiação partidária até o próximo dia 15 de agosto. Somente no dia 16 iniciam, oficialmente, as propagandas eleitorais e os candidatos, então, poderão fazer campanha.
O primeiro turno das eleições acontece no próximo dia 2 de outubro. Em caso de necessidade de segundo turno, ele deve acontecer no dia 30 de outubro.
Senado
Para o Senado Federal, sete candidatos foram homologados nas convenções: Alfredo Menezes (PL), Arthur Virgílio Neto (PSDB), Elissandro (Solidariedade), Luiz Castro (PDT), Marília Freire (Psol), Omar Aziz (PSD), Peter Júnior Miranda (Agir).
*O Poder
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.
Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f