Agência Jamaxi
Política

Vanda Witoto lança candidatura histórica à Câmara Municipal de Manaus

Evento reuniu apoiadores, representantes dos povos originários e lideranças políticas, como Marcelo Ramos (PT), candidato à Prefeitura de Manaus.

Vanda Witoto lança candidatura histórica à Câmara Municipal de Manaus
(Foto: Divulgação / Assessoria)

Manaus (AM) – Neste sábado, 17 de agosto, Vanda Witoto, líder e ativista indígena, lançou oficialmente sua candidatura a vereadora de Manaus pela Rede Sustentabilidade. O evento, realizado na Maloca dos Povos Indígenas, no Parque das Tribos, reuniu apoiadores, representantes dos povos originários e lideranças políticas, como Marcelo Ramos (PT), candidato à Prefeitura de Manaus.

Durante o lançamento, Vanda reafirmou seu compromisso em representar os povos e etnias no cenário político da cidade mais indígena do Brasil, onde ainda não houve representação dos povos originários. “Este é um momento importante na história das mulheres e dos povos indígenas. Nossa luta é antiga, antecede mais de 500 anos, e hoje estamos aqui para continuar resistindo e garantir nossos direitos. Somos povos de resistência e somos mulheres, jovens, pais e mães que continuam lutando”, declarou Vanda.

Presente no evento, Cacica Lutana Kokama, ressaltou a importância da representatividade feminina indígena. “Sabemos a luta e a dificuldade da mulher indígena. Vanda conhece nossa realidade, ja vem lutando para mudar e é a vez das mulheres estarem lá”, comentou.

O candidato a Prefeito de Manaus, Marcelo Ramos, destacou a força e a importância da candidatura de Vanda Witoto. “A força da palavra de Vanda é a mensagem de um povo, é algo muito forte. A eleição de Vanda é dar voz a quem não tem. Para eu ser ouvido como amazônida no Brasil, precisei ser Deputado Federal e vice-presidente do Congresso Nacional. A Vanda foi e é ouvida como Vanda Witoto, e agora, como vereadora, será uma voz forte de Manaus ouvida pelo Brasil”, ressaltou.

Rosimeire Teles, uma das lideranças presentes, enfatizou a necessidade de uma representação legítima na Câmara. “Precisamos ter uma representante legítima. Já chega dos políticos que compram votos com cestas básicas e depois não fazem mais nada. Vanda já fez muito sem estar naquela cadeira, imagina o que ela fará quando estiver lá”.

O estilista indígena Sioduhi Lima, representante do povo Piratapuya, também expressou seu apoio. “Manaus é terra indígena. Está na hora de ocuparmos aquela cadeira que é nossa por direito. Vanda tem sido um importante elo que liga os povos indígenas. Que a gente olho e se enxergue lá dentro”.

Vanda Witoto concluiu o evento destacando a urgência de fortalecer a representatividade indígena nas políticas públicas: “Não respeitam nossos direitos e nossas terras porque não temos força política. Precisamos de alguém no legislativo que garanta que nossas políticas sejam respeitadas e implementadas. Nossa caminhada só é possível porque somos um coletivo. Vamos unir nossos povos e lutar por um futuro melhor para todos”, disse a candidata, que já é a líder indígena mais votada da história de Manaus, tendo recebido mais de 25 mil votos no Amazonas, nas últimas eleições, em 2022.

Com essa candidatura, Vanda Witoto busca abrir as portas da participação política para os povos indígenas, trazendo à tona questões cruciais para a comunidade e a cidade de Manaus.

Com informações da Assessoria

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Gostou? Siga nossas redes sociais Facebook e no Instagram.

Acompanhe também nosso grupo no WhatsApp.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais