O STF (Supremo Tribunal Federal) deverá extinguir o “orçamento secreto”, aprovado por deputados e senadores neste ano. Isso deverá ocorrer após a prisão de dois suspeitos de corrupção, nesta sexta-feira (14). Ao menos é o que diz o jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
De acordo com o colunista, o tal orçamento faz parte do esquema do presidente Jair Bolsonaro para a compra de apoio político no Congresso Nacional.
Os dois suspeitos teriam inserido dados falsos no Sistema Único de Saúde (SUS) para aumentar repasses federais destinados a municípios do Maranhão e desviar a verba.
No STF, segundo Amado, cresce o sentimento entre ministros para que a corte vete o orçamento secreto após o segundo turno da eleição presidencial.
A relatoria do processo que envolve o tema está a cargo da ministra Rosa Weber, que assumiu a presidência do Supremo em setembro deste ano.
*Metrópoles
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.
Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f