Manaus (AM) – Manaus, a metrópole do Norte, cidade que abriga a Zona Franca de Manaus, com cerca de 500 empresas, está na 77ª posição no Ranking Connected Smart Cities (2023), organizado pela consultoria Urban Systems, com o objetivo de mapear cidades com potencial de desenvolvimento no Brasil.
O candidato acredita que um dos motivos para Manaus estar tão mal colocada no ranking seja a falta de representantes da área de Tecnologia da Informação (TI), na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa.
“E eu quero ser essa voz. Como tenho formação em TI e sou empresário nessa área, consigo enxergar soluções onde uma pessoa que não é da área não consegue”, afirma Rabelo.
O Ranking avaliou o desempenho de 656 municípios com mais de 50 mil habitantes.
A avaliação foi por meio de 74 indicadores, considerando os seguintes temas:
- Urbanismo;
- Economia;
- Educação;
- Empreendedorismo;
- Energia;
- Governança;
- Mobilidade;
- Segurança;
- Meio ambiente;
- Tecnologia e informação e saúde.
Cidade inteligente
Uma cidade inteligente é aquela na qual todas as esferas de poderes e todos os órgãos trabalham de forma interligada, o que proporciona resultados melhores em todas as áreas do desenvolvimento.
“O Ranking analisa várias áreas, e no quesito tecnologia e inovação, Manaus aparece em 51ª posição. Com tantos institutos de pesquisas e grandes empresas, somos pouco desenvolvidos nessa área”, explica o candidato.
Gabinete tecnológico
Se eleito, Lucas Rabelo quer fazer um gabinete tecnológico, com pelo menos metade dos integrantes com formação nas diversas áreas da tecnologia.
“Eu sei que é possível viver em outra Manaus, uma Manaus inteligente, com alto padrão de desenvolvimento. Eu não vou propor projetos de TI, eu vou desenvolver soluções para todas as áreas da cidade, a partir do meu gabinete. Por que no sistema privado as consultas são marcadas por aplicativo e ainda hoje a população precisa ir a uma UBS fazer isso? Se a iniciativa privada faz, no sistema público também dá pra fazer”, afirma Rabelo.
Perfil Lucas Rabelo
Lucas Rabelo tem 28 anos, é manauara, cristão, casado, tem formação técnica em informática.
Ele é bacharel em Sistemas de Informação e tecnólogo em Desenvolvimento de Jogos Digitais.
Além disso, é pós-graduado em Governança de TI e atualmente cursa Gestão Pública.
Rabelo é empresário da área de tecnologia e um dos projetos pessoais ao qual tem se dedicado bastante é a Rede Cipó.
Com os idealizadores do projeto, o candidato leva internet gratuita a eventos e pontos turísticos da cidade.
“Esse projeto ainda é pequeno, mas mostra que com pequenas ações eficazes nós vamos construir uma nova Manaus, uma Manaus inteligente”, finaliza o candidato.