Manaus (AM) – Manaus está entre as 30 cidades mais poluídas do Brasil, ocupando a 28ª posição no ranking de 2024, conforme o relatório da AirQuality divulgada nesta terça-feira (11/03).
A qualidade do ar na cidade apresentou uma pontuação de 12,2 em 2024, considerada preocupante, uma vez que ultrapassa os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os meses de agosto e setembro de 2024 foram especialmente críticos, com índices de poluição que chegaram a 30,3 e 25,8, respectivamente.
Esse agravamento da qualidade do ar coincidiu com a temporada de estiagem e queimadas.
Durante esses meses, a capital amazonense ficou encoberta por uma espessa camada de fumaça, que prejudicou a visibilidade e causou sérios impactos à saúde dos moradores.
Quando comparado aos anos anteriores, o cenário não apresenta grandes melhorias. Em 2023, a qualidade do ar foi de 16,8, já sendo considerada alta, enquanto em 2022 foi de 12,7, e em 2021 o índice foi de 10,3.
Manaus continua enfrentando sérios problemas de poluição atmosférica, com uma qualidade do ar bem acima dos níveis recomendados pela OMS.
Novo Airão
Outras cidades do estado do Amazonas também estão enfrentando desafios com a poluição. Novo Airão, localizada a 194,8 km de Manaus, figura na 33ª posição no ranking das cidades mais poluídas do Brasil, com um índice de 10,5 de qualidade do ar.
Além disso, os meses de agosto e setembro também foram os mais críticos na cidade, com níveis que chegaram a 34,3 e 32,5, respectivamente.
Índice de qualidade do ar
O índice de qualidade do ar é medido por partículas finas de poluição, especialmente o PM2.5, que são partículas com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros.
Esse poluente pode penetrar profundamente no sistema respiratório, causando problemas de saúde como doenças respiratórias e cardiovasculares, além de agravar condições preexistentes em grupos vulneráveis, como crianças e idosos.
O sistema de classificação da AirQuality adota uma escala que vai de 0 a mais de 50.
No caso de Manaus e Novo Airão, os valores registrados indicam que a qualidade do ar ultrapassa de 3 a 7 vezes os limites recomendados pela OMS.
Cresce poluição no Norte do Brasil
De acordo com o relatório da AirQuality, a região Norte é a mais afetada pela poluição no Brasil, com 60% das cidades do topo do ranking localizadas na região.
Além de Manaus e Novo Airão, outras cidades da Amazônia, como Porto Velho (RO), Sena Madureira (AC), Rio Branco (AC), Xapuri (AC), Manoel Urbano (AC) e Santa Rosa do Purus (AC), também figuram entre as mais poluídas do país.
Leia mais
- Microplásticos: poluição toma conta dos rios e igarapés em Manaus
- Mais de 1,5 milhão de moradores ficaram sem acesso à coleta de esgoto em 2022 em Manaus
- Agência Jamaxí conquista o terceiro lugar no prêmio de jornalismo ambiental da Águas de Manaus
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.
Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f