Os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso e Lula assinaram uma nota em conjunto para apoiar o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que resiste a reduções tarifárias unilaterais no âmbito do Mercosul.
“Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea”, afirma a nota
Com a divulgação da nota, ex-presidentes marcam reaproximação que fora interrompida desde 1994 quando disputaram eleição presidencial. Desde então estiveram em campos opostos nas disputas entre pleitos municipais e estaduais.
O que é o Mercosul?
O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico criado para promover a integração econômica e comercial entre países da América do Sul. Foi fundado em 1991 pelo Tratado de Assunção e tem como membros plenos o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O principal objetivo do Mercosul é facilitar o comércio entre os países membros por meio da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias, estabelecimento de regras comuns para produtos e serviços, e a coordenação de políticas econômicas e comerciais. O bloco também busca promover a cooperação política e social entre os países integrantes.
Além dos membros plenos, o Mercosul tem países associados, como Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e outros, que participam de acordos comerciais, mas não são membros com plenos direitos e deveres.
Leia mais
- Antes Bolsonaro; Agora governo Lula quer acabar com Zona Franca de Manaus
- Lula lamenta morte de Amazonino Mendes: ‘Tinha vocação política’
- Lula indica Flávio Dino para vaga no STF e Paulo Gonet para PGR
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.