Um gin exclusivo e de altíssima qualidade, feito por mulheres e para mulheres, que celebra a biodiversidade amazônica e o empoderamento feminino. Esse é o lema da empresa “Hilary Gin”. Mais do que uma marca de bebidas, destina-se a levar ao mundo o sabor da Amazônia, promovendo a sustentabilidade, fortalecendo a economia local e celebrando a rica biodiversidade da região.
A atual CEO da empresa, Cristiane Lima, explica que o nome Hilary carrega um significado de alegria, celebração e autenticidade. A escolha reflete a filosofia da marca: valorizar os momentos compartilhados, a beleza da diversidade e a conexão com as raízes culturais, unindo isso ao mundo do gin, para criar um produto sofisticado e cheio de propósito.
Esses elementos refletem a conexão da startup com a floresta e destacam a singularidade do produto. Embora o empoderamento feminino tenha sido uma bandeira inicial, o foco evoluiu para englobar a sustentabilidade como um todo, uma vez que a empresa também promove oportunidades econômicas para cooperativas e extrativistas, muitas das quais são lideradas por mulheres.
“Cada garrafa da Hilary Gin é um reflexo do nosso compromisso em gerar impacto social e ambiental positivo, conectando pessoas à essência da floresta”, afirmou ela.


A bebida incorpora notas aromáticas frescas e herbais, enriquecidas com toques cítricos e frutados, através dos sabores únicos da floresta, como o puxuri, o camu-camu, o cumaru, o jambu e o cupuaçu.
A empresa é uma startup apoiada Programa Inova Amazônia Módulo Tração, uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
“A Hilary Gin se diferencia ao combinar inovação e propósito. Promovemos a sustentabilidade através de práticas responsáveis, como o uso de insumos locais e a adesão ao selo Circular Pack, que certifica nosso compromisso com a logística reversa”, enfatiza.

Feito por mulheres e para mulheres
Três mulheres apaixonadas pela Amazônia e comprometidas com o empoderamento feminino e a sustentabilidade foram as responsáveis pela criação da Hilary Gin. A marca reflete a força, autenticidade e liberdade das mulheres, homenageando-as através de um produto que celebra a biodiversidade e a cultura amazônica.
Cristiane Lima enfatiza que não é apenas uma bebida, é um movimento. Com isso, a missão além de levar o sabor e a cultura da Amazônia para o mundo, é também impulsionar a conscientização e a valorização das mulheres. Cada aspecto do produto, desde a seleção dos botânicos até o design sofisticado da garrafa, reflete o compromisso com a excelência e a sustentabilidade.

“Embora o empoderamento feminino tenha sido uma bandeira inicial, nosso foco evoluiu para englobar a sustentabilidade como um todo, promovendo oportunidades econômicas para cooperativas e extrativistas, muitas das quais são lideradas por mulheres”, afirma.
Produto autêntico e sofisticado
A Hilary Gin está cada vez mais em expansão, através do desenvolvimento da infraestrutura, da expansão da capacidade produtiva e de novas maneiras possíveis de implementar práticas sustentáveis em parceria com cooperativas locais. “Buscamos criar um produto que celebre a individualidade de nossos consumidores, entregando uma experiência única que valoriza tanto a sofisticação quanto a autenticidade”, disse Cristiane Lima.
As novidades não param por aí, atualmente, o Hilary London Dry Gin é um produto oferecido em dois formatos: a garrafa padrão e a Gift Box para presentes. Entretanto, em breve serão fornecidas mais opções para o mercado, a versão de 50ml (voltada para o turismo) e a de 1 L Pet (para estabelecimentos de alto giro).
“Planejamos ampliar nossa linha de produtos e explorar novos mercados, sempre mantendo a sustentabilidade como o coração de nossas inovações”, finaliza.