Agência Jamaxi
Política

Eleições 2024: entenda como irá funcionar o poder de polícia de juízes eleitorais

Resolução do TSE também impõe medidas para controlar o uso de inteligência artificial e desinformação nas campanhas eleitorais

Eleições 2024: entenda como irá funcionar o poder de polícia de juízes eleitorais
Foto: Reprodução/Canva

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a Resolução nº 23.732/2024, que traz novas diretrizes para a propaganda eleitoral. A norma reforça o poder de polícia das juízas e juízes eleitorais, permitindo a retirada imediata de conteúdos virtuais que violem as regras eleitorais.

A resolução também aborda a desinformação. A verificação dos fatos será feita por agências independentes que têm cooperação com o TSE. Essas checagens serão acessíveis ao público, garantindo maior transparência.

Outra novidade é a regulamentação do uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral. O TSE exige que qualquer conteúdo manipulado seja identificado de forma clara e acessível. A resolução proíbe, ainda, o uso de chatbots e avatares que simulem interação entre candidatos e eleitores.

No caso de conteúdos inverídicos sobre o sistema de votação ou a Justiça Eleitoral, as decisões das juízas e dos juízes eleitorais estarão alinhadas com as decisões colegiadas do TSE. Isso assegura a remoção de material que possa prejudicar o equilíbrio e a integridade do pleito.

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Raoni recebe medalha de Lula e alerta sobre exploração de petróleo

Agência Brasil

São Paulo sedia primeira feira palestina neste sábado

Agência Brasil

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais