Agência Jamaxi
Brasil

Camu-camu enriquece nutricionalmente a farinha de mandioca, revela pesquisa

Pesquisa testou métodos simples e reaproveitamento do resíduos de polpa e suco de camu-camu.

Camu-camu enriquece nutricionalmente a farinha de mandioca, revela pesquisa
A pesquisa focou em aproveitar resíduos de camu-camu para formular farinhas enriquecidas, beneficiando a agricultura familiar (Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa)

Belém (PA) – Fruto da Amazônia, rico em vitamina C, o camu-camu enriquece nutricionalmente a farinha de mandioca, dá mais sabor e agrega valor. Pesquisadores brasileiros adicionaram camu-camu à farinha de mandioca amarela, aumentando seu valor nutricional e apelo ao paladar.

O estudo, conduzido por Pedro Vitor Pereira Guimarães e a Embrapa, destacou o uso de técnicas avançadas como a liofilização e métodos simples, como a secagem ao sol. Esses processos aumentaram a coloração e a concentração de antioxidantes na farinha.

O camu-camu enriquece a farinha de mandioca, melhora suas propriedades nutricionais e sensoriais, e tem potencial para fortalecer a economia local e promover a segurança alimentar.

Potencial econômico e nutricional do camu-camu

O camu-camu pode enriquecer outras farinhas e alimentos, com boa aceitação regional e potencial internacional.

O produto desenvolvido pode fortalecer a economia local, gerar emprego e renda, principalmente para a agricultura familiar e programas destinados às mulheres rurais.

Além disso, pode contribuir significativamente para a segurança alimentar, oferecendo dietas enriquecidas com produtos nativos.

Guimarães destaca que futuros testes são necessários para melhorar a elaboração das farinhas de camu-camu e sua adição a novos alimentos.

Ele observou que a farinha de mandioca enriquecida com camu-camu mostrou melhorias significativas na coloração e nos teores de antioxidantes.

Processos de secagem

Os frutos de camu-camu foram coletados em Roraima e processados na Embrapa Roraima. O estudo testou a secagem ao sol, forno solar artesanal, forno elétrico e estufa elétrica, além da liofilização.

A liofilização destacou-se como o melhor método, mantendo as propriedades nutricionais e prolongando a validade do produto. No entanto, a secagem solar é uma alternativa econômica viável, especialmente em áreas com alta disponibilidade de sol.

Industrialização e aplicações

A farinha de camu-camu tem grande potencial para a industrialização, principalmente em regiões produtoras.

O estudo, apoiado por instituições como Capes e CNPq, mostra que a farinha de camu-camu pode ser usada como aditivo alimentar ou ingrediente nutricional em diversas receitas.

As pesquisas de Guimarães estão disponíveis em sistemas da Embrapa e em publicações internacionais.

*Com informações da Embrapa

 

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros no Rio

Agência Brasil

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Agência Brasil

Greve de fome de Glauber completa 8 dias e mobiliza apoios

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais