Parintins (AM) – Com o olhar voltado ao impulsionamento da economia, geração de emprego e renda, a candidata a prefeita pela coligação União por Parintins, Brena Dianná, apresentou o turismo cultural e ecológico como alternativa para colocar o município na rota do desenvolvimento financeiro.
Na edição de 2024, o Festival Folclórico atraiu mais de 120 mil turistas e injetou mais de R$ 180 milhões na economia local. Mas a disputa na arena do bumbódromo de Garantido e Caprichoso ocorre apenas no mês de junho e Parintins precisa de movimentação turística o ano inteiro.
Brena Dianná acredita que com trabalho sério, honesto e focado no desenvolvimento é possível avançar, chegando ao patamar de outras cidades do interior que tem o turismo como a principal atividade econômica. A cidade de Gramado, localizada no interior do Rio Grande do Sul, em 2023, recebeu mais de oito milhões de turistas, uma média/mês de 648 mil visitantes, que deixaram na cidade R$ 1,5 bilhão.
A candidata da coligação União por Parintins defende o incremento do setor turístico a partir da valorização dos artistas locais com a realização de eventos culturais organizados ao longo do ano pela Prefeitura, criando um calendário fixo de apresentações de grupos musicais e folclóricos para estimular o fechamento de pacotes pelas empresas operadoras do setor turístico, o que irá incrementar o setor de transporte (aéreo e fluvial), hoteleiro, bares e restaurantes.
Além disso, Brena Dianná pretende criar o “Circuito Histórico e Cultural de Parintins”, um roteiro de visitação a pontos históricos e culturais da cidade que será conduzido pelos tricicleiros. As exposições ao ar livre de quadros, esculturas e artesanatos também farão parte do dia a dia de Parintins, ocorrendo em bairros diferentes para descentralizar os ganhos econômicos.
Emprego e renda
Durante encontro com apoiadores, na noite desta quarta-feira (21/08), Brena Dianná destacou que a população parintinense não dependerá apenas do festival para ter renda. A Prefeitura se dedicará a identificar e impulsionar segmentos com grande potencial de rentabilidade, dentre eles o turismo ecológico, principalmente, nas comunidades que contam com belezas naturais apreciadas por turistas do mundo inteiro.
“Parintins já tem nome. Parintins não tem só Boi. Parintins tem outras manifestações folclóricas. Tem o turismo ecológico, que é a experiência amazônica. A gente sabe que Parintins prospera na época do festival, mas a gente não pode se limitar a um único mês do ano”, salientou.
Para a candidata, a valorização e o investimento no turismo ecológico irão impactar diretamente no setor econômico. “Hoje, o comércio local está sobrevivendo. Não tem emprego, o dinheiro não está circulando. Com o turismo fortalecido, a gente coloca Parintins na rota turística nacional. A gente atrai mais turistas para cá e todos ganham”, destacou.
O plano de governo de Dianná reforça, ainda, o investimento no setor turístico nas comunidades. “A gente irá investir também nas comunidades rurais. O primeiro passo será a construção dos portos para facilitar o acesso dos moradores e turistas. Depois capacitação para a abertura de negócios como lanchonetes, restaurantes e serviços como passeios na floresta. A população da cidade e os turistas poderão aproveitar o final de semana nas comunidades, conhecer as casas de farinha, tomar banho de rio, ficar hospedado lá. Vão conhecer e comprar o artesanato local”, prospectou a candidata.
Com informações da Assessoria