Agência Jamaxi
Amazonas

Amazonas registra leve recuo no volume de serviços em julho

Em relação ao acumulado em 12 meses, o Amazonas encerrou julho com uma variação de 3,2%

Amazonas registra leve recuo no volume de serviços em julho. Foto: Reprodução/Canva
Foto: Reprodução/Canva

Manaus (AM) – O setor de Serviços no Amazonas experimentou uma leve queda de -0,3% em julho, conforme dados divulgados hoje pelo IBGE.

Esse desempenho representa uma redução de 2 pontos percentuais em relação ao mês anterior, colocando o estado na 18ª posição entre as Unidades da Federação. No cenário nacional, a média foi de 1,2%.

Apesar do recuo mensal, o Amazonas apresentou um crescimento notável em termos anuais, com uma variação positiva de 9,8% em comparação a julho do ano passado.

Este resultado é quase o dobro da média nacional de 4,3% e coloca o estado na 4ª posição no ranking nacional, atrás apenas do Distrito Federal, Sergipe e Rio Grande do Norte. No Norte, o Amazonas lidera, seguido por Pará e Acre.

No acumulado do ano, o Amazonas continua a se destacar com uma variação de 6,9%, mantendo a liderança nacional por quatro meses consecutivos.

Os melhores desempenhos no ano foram registrados por Santa Catarina e Espírito Santo, enquanto Mato Grosso e Rio Grande do Sul apresentaram os piores resultados.

Em relação ao acumulado em 12 meses, o Amazonas encerrou julho com uma variação de 3,2%, superando a média nacional de 0,9%. O estado ocupa a 9ª posição no ranking nacional e a 3ª no Norte, atrás de Tocantins e Rondônia.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) fornece esses indicadores para acompanhar o comportamento do setor de serviços no Brasil. A próxima divulgação, referente a agosto, está prevista para 11 de outubro.

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros no Rio

Agência Brasil

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Agência Brasil

Greve de fome de Glauber completa 8 dias e mobiliza apoios

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais