Agência Jamaxi
Amazonas

Santo Antônio do Içá têm o segundo melhor Ideb no Alto Solimões

Melhoria significativa foi notada principalmente nas escolas municipais e indígenas.

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Em Santo Antônio do Içá, município a 879 quilômetros de Manaus, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas municipais teve um saldo significativo em 2023. Através de um trabalho contínuo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) a qualidade da educação teve uma crescente positiva nos últimos três anos.

Longe dos principais centros urbanos e com grandes dificuldades logísticas, o município busca a cada dia melhorar seu desempenho na educação por meio de planejamentos estratégicos e responsabilidade na aplicação dos recursos financeiros fornecidos em sua maioria pela gestão municipal.

As escolas que superaram seu Ideb no ano passado, trabalham com a educação dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e algumas ficam localizadas em áreas urbanas e indígenas. No município não há escolas particulares ou que fornecem ensino privado, salvo algumas creches que funcionam no modo de aula de reforço. Tal fato reforça a necessidade de haver escolas públicas de qualidade no município.

Confira as escolas que tiveram um crescimento no Ideb e o saldo positivo de cada uma delas: Escola Municipal Maria Rubim Braga (5.1), Escola Municipal Indígena Maria Pinto Pereira (4.9) e Escola Municipal Professor Zenith Ramos (4.9).

No ranking atual de 2023, dos municípios do Alto Solimões, Santo Antônio do Içá aparece em segundo lugar com a média: 4,7. Ficando atrás somente de Benjamin Constant, município também localizado na calha do Rio Solimões. Já no ranking geral dos municípios do Amazonas, Santo Antônio aparece m 22º lugar.

“Isso tudo o que estamos colhendo é fruto de um trabalho árduo executado por todos os nossos profissionais da educação que atuam incansavelmente, seja dentro do nosso município, seja nas diversas comunidades rurais e indígenas. Onde tem gente, tem escola” afirma o secretário municipal de educação, Jorge Castro.

Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Os resultados de 2023 são os primeiros do período pós-pandemia de Covid-19 no país.

Para compor o índice, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.

Com informações da Assessoria

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Brumadinho: Justiça determina que Vale mantenha benefício a atingidos

Agência Brasil

Instituto oferece bolsa de R$ 900 para medalhistas da OBMEP

Agência Brasil

Petrópolis faz ações de prevenção contra temporal na região serrana

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais