Agência Jamaxi
Cotidiano

Agência Jamaxi concorre ao Prêmio Sebrae de Jornalismo com 4 reportagens

O Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece trabalhos jornalísticos que contribuem para dar visibilidade ao universo dos pequenos negócios.

Agência Jamaxi concorre ao Prêmio Sebrae de Jornalismo com 4 reportagens da Amazônia
(Foto: Divulgação / Sebrae)

Manaus (AM) – A Agência Jamaxi está concorrendo à 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo com quatro reportagens que valorizam o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade na região Norte. Os conteúdos inscritos destacam histórias reais de transformação social e econômica a partir da força das mulheres, da floresta e de novas tecnologias.

As matérias inscritas são:

Biocosméticos criados por mulheres para mulheres da Região Norte ganham cada vez mais espaço no Amazonas

A matéria escrita pela Jornalista Ana Kelly Franco, destaca o crescimento dos biocosméticos na Amazônia e o papel de mulheres empreendedoras nesse cenário. O foco principal é a Brava Amazônia, uma startup fundada pela engenheira química Kevelyn Sbravati. A empresa desenvolve biocosméticos com ingredientes amazônicos como cupuaçu, seiva de dragão e murumuru, oferecendo produtos como esfoliante labial, óleo de limpeza e bálsamo hidratante.

A reportagem também aborda os desafios enfrentados por essas empreendedoras na Amazônia, incluindo questões regulatórias, e a importância do empreendedorismo feminino para a preservação ambiental, com apoio de instituições como Sebrae e Fapeam.

Empresa de gin feito por mulheres e para mulheres oferece um produto autêntico e sofisticado ao mercado

A matéria produzida pela Jornalista Diovana Rodrigues, apresenta a Hilary Gin, uma empresa de gin liderada por mulheres, com foco na autenticidade. Mais do que uma marca de bebidas, a Hilary Gin busca levar os sabores da Amazônia para o mundo, promovendo a sustentabilidade, fortalecendo a economia local e celebrando a rica biodiversidade da região.

Empreendedores inovam com insumos da Amazônia e oferecem soluções biotecnológicas sustentáveis para agricultura na região

A matéria escrita pela Jornalista Esterffany Martins, aborda como empreendedores na região amazônica estão inovando na agricultura sustentável, utilizando a biotecnologia para desenvolver novos produtos e aprimorar a produção agrícola.

O artigo destaca duas startups em particular: o Pastifício Baré, que produz massas veganas a partir de frutas amazônicas como açaí e tucumã, e as Biofábricas Ananas, que desenvolvem mudas de banana micropropagadas para melhorar a produtividade e a saúde das lavouras de banana.

A reportagem também menciona o apoio que essas startups recebem de organizações como Sebrae e Fapeam, que as auxiliam na inovação, no desenvolvimento de negócios e no acesso a mercados. A matéria enfatiza a importância da bioeconomia e das práticas sustentáveis para a região amazônica.

Empreendedorismo sustentável: startups transformam resíduos florestais e orgânicos em produtos inovadores no interior do Amazonas

 

A matéria produzida pela Jornalista Ana Kelly Franco, destaca o empreendedorismo sustentável em Itacoatiara, Amazonas, onde startups estão transformando resíduos florestais e orgânicos em produtos inovadores.

Duas startups são mencionadas:

  • Manoa Bio: Utiliza restos de madeira do manejo florestal comunitário e de serrarias locais para criar peças funcionais e rastreáveis, como petisqueiras e tábuas de churrasco. A iniciativa gera renda local e valoriza o conhecimento da comunidade.
  • Coroa Bio: Foca no desenvolvimento de insumos orgânicos para facilitar e reduzir o custo do reflorestamento, usando resíduos orgânicos para produzir um material que protege o solo e estimula o crescimento de árvores nativas.

Ambas as startups são incubadas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e são exemplos de negócios inovadores focados na bioeconomia, combinando sustentabilidade, inovação e criatividade.

Sobre o Prêmio e Novidades

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é um concurso que visa premiar conteúdos jornalísticos de destaque sobre empreendedorismo. Nesta edição, uma novidade é a homenagem “Jornalista Parceiro do Empreendedor – Pequenos negócios e COP-30”, para profissionais que abordarem o empreendedorismo relacionado à agenda ambiental e à COP-30, que ocorrerá no Brasil.

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Leia mais

Pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins

Boi Garantido vence festival de Parintins e garante o 33º título

Agência Brasil

Festival de Parintins 2025: Caprichoso e Garantido brilham na última noite com rituais e lendas amazônicas

Redação | Agência Jamaxi

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais