Agência Jamaxi
Economia

Preço médio da refeição ‘fora de casa’ sobe 70% na última década, aponta Ticket

Preço médio da refeição ‘fora de casa’ sobe 70% na última década, aponta Ticket
Foto: Reprodução / Internet

Levantamento da Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, com base nos indicadores da Pesquisa +Valor, realizada com cerca de 4,5 mil estabelecimentos de alimentação nas cinco regiões do País, mostra que o valor médio gasto pelo brasileiro em refeições fora de casa subiu 70% nos últimos dez anos. Para comer fora na hora do almoço, o trabalhador paga atualmente uma média de R$ 46,60, enquanto em 2014 o preço da refeição completa era de aproximadamente R$ 27,36.

A diferença de acréscimo no preço médio das refeições do período, registrado na pesquisa, teve o crescimento puxado especialmente pelo Sudeste, enquanto as Regiões Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram avanços mais discretos. Nessas quatro regiões, o preço médio das refeições avançou em um ritmo abaixo das correções inflacionárias, uma vez que o percentual do IPCA no acumulado dos últimos dez anos foi de 68,2%.

“Isso demonstra os esforços dos estabelecimentos em não repassar aos consumidores custos extras, mesmo diante dos diversos impactos que sofreram no cenário econômico durante e após a pandemia, com os incrementos no aluguel de espaços físicos e recontratação de profissionais no retorno ao atendimento presencial, por exemplo”, comenta Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

De acordo com dados do IBGE, a série histórica do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresenta um acumulado de 68,2%. Se o preço médio fosse corrigido de acordo com a inflação, a refeição completa estaria custando R$ 46,19 nos estabelecimentos. O IPCA evidencia a trajetória dos preços relativos de alimentos e serviços ao consumidor final e é o principal indicador para a taxa de inflação no País.

Preço médio em 2014 Preço médio em 2023 Aumento percentual

 em 10 anos

Preço médio corrigido pelo IPCA

(as comparações regionais têm como base os dados de inflação nacional)

Nacional R$ 27,36 R$ 46,60 70,3% R$ 46,19
Norte R$ 26,11 R$ 42,29 62% R$ 44,08
Nordeste R$ 26,98 R$ 43,55 61,4% R$ 45,55
Centro-Oeste R$ 26,09 R$ 41,75 60,0% R$ 44,05
Sudeste R$ 27,76 R$ 49,33 77,7% R$ 46,87
Sul R$ 25,70 R$ 42,81 66,6% R$ 43,39

A menor variação no preço médio da refeição na última década ocorreu no Centro-Oeste, com aumento de 60,0%. Já o Sudeste foi o que apresentou a maior variação nos últimos dez anos, elevando em 77,7% o custo da refeição.

A Região Sul apresentou o segundo maior aumento, de 66,5%. Na sequência, a Região Norte avançou 62%. O Nordeste, por sua vez, aparece em penúltimo lugar, com aumento de 61,4%.

“Esse levantamento ajuda as empresas a reconhecer a importância dos benefícios de refeição e alimentação para seus funcionários. Para aquelas que já oferecem esses benefícios, representa um indicador do mercado, permitindo ajustes ágeis nos valores oferecidos”, conclui Ghiotto.

Sobre a Ticket

Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 620 mil comerciantes credenciados.

A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 60 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.

Leia mais

Região Norte teve o maior saldo de vagas de empregos não preenchidas entre Setembro 2022 e Agosto 2023

Brechó infantil: o caminho sustentável para empreender no mercado de moda circular

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Gostou? Siga nossas redes sociais Facebook e no Instagram.

Acompanhe também nosso grupo no WhatsApp.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais