Agência Jamaxi
Política

Pré-candidatos à prefeitura de Manaus ignoram campanha por reciclagem

A campanha “PEV na Comunidade” busca incluir programas de reciclagem nas periferias de Manaus nos planos de governo dos pré-candidatos.

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – A campanha “PEV na Comunidade” realizada pelo Instituto Rebbú em parceria com a Associação Comunitária do Alvorada, Associação Beneficente Intercultural Kokamas da Amazônia, Centro Social Caminhos da Floresta, Instituto Witoto, Projeto Remada Ambiental, Associação pela Advocacia Popular do Amazonas – Esperança Garcia, Minha Manaus, Coletivo Miriã Mahsã e Projeto MenstRUA, que desde maio deste ano vem mobilizando e promovendo ações em prol da reciclagem nas periferias de Manaus e tentando contato com os pré-candidatos/as à prefeitura para articular a inclusão da proposta debatida na campanha nos planos de governo dos candidatos/as.

Visto que, a definição dos planos de governo já estão chegando na reta final para a entrega ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE), e até o momento, somente 4 pré-candidatos/as, se dispuseram a conversar com a equipe da campanha, sendo eles: Amom Mandel (CIDADANIA), Natália Demes (PSOL), Wilker Barreto (MOBILIZA) e Marcelo Ramos (PT), o Instituto Rebbú reforça a urgência da problemática levantada na campanha e a importância dos candidatos/as em ouvirem as demandas vindas das comunidades.

A campanha já promoveu rodas de conversa em 4 bairros da cidade: Alvorada, Nova Floresta, Monte das Oliveiras e Parque das Tribos, onde capacitou mais de 80 pessoas com educação ambiental sobre reciclagem e coleta seletiva. As rodas ampliaram o conhecimento da população sobre a importância do descarte correto e abriu espaço para a comunidade relatar sobre a situação da coleta seletiva e acúmulo de lixo dentro de seus bairros.

Além das rodas de conversa, no dia 3 de julho, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus, por meio da 14º Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV), que foi presidida pelo vereador Kennedy Marques com a presença de 5 organizações que apoiam a campanha, onde foi falado sobre a importância dos PEVS (Pontos de Entrega Voluntária) na estratégia da coleta seletiva e a urgência de criar políticas públicas participativas.

Por isso, é necessário reforçar o pedido que norteia o objetivo da campanha, cobrando um posicionamento dos pré-candidatos à Prefeitura de Manaus que até o momento não retornaram o contato da equipe da campanha, entre eles estão: Roberto Cidade (UNIÃO), Alberto Neto (PL), Eron Bezerra (PC do B), Maria do Carmo (NOVO) e o atual Prefeito de Manaus, David Almeida (AVANTE).

A campanha “PEV na Comunidade” continua sua mobilização na cidade e conta com a resposta dos candidatos, esperando assim, contribuir para uma Manaus mais sustentável, educada ambientalmente e que escute as demandas das comunidades.

Com informações da Assessoria

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Construção civil faz ação de combate à violência sexual infantil

Agência Brasil

Relator do Conselho de Ética pede cassação do deputado Glauber Braga

Agência Brasil

Unicamp aprova cotas para pessoas trans, travestis ou não binárias

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais