Brasília (DF) – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pediu vista e suspendeu nesta sexta-feira (28) o julgamento de um habeas corpus protocolado pela defesa do ex-jogador de futebol Robinho. Não há data para retomada do julgamento.
Os advogados de Robinho tentam derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em março do ano passado, homologou sentença da Justiça italiana e determinou a prisão imediata do ex-jogador.
Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013.
Até o momento, o relator do caso, ministro Luiz Fux, e Alexandre de Moraes votaram para manter a decisão do plenário do STF que confirmou a prisão.
Para Fux, não há irregularidade na decisão do colegiado.
“Verifica-se, portanto, da leitura do acórdão, e pelas próprias razões recursais, que o embargante tenta, pela via imprópria, rediscutir tema que já foi objeto de análise quando da apreciação da matéria defensiva no momento do julgamento do habeas corpus pelo plenário”, afirmou o ministro.
Robinho está preso no complexo penitenciário de Tremembé, em São Paulo, conhecido como a “penitenciária dos famosos”.
Histórico no Futebol
Robinho ganhou destaque rapidamente pelo seu estilo habilidoso, dribles rápidos e ousadia em campo. Foi apontado como “herdeiro de Pelé” após conquistar dois títulos brasileiros com o Santos (2002 e 2004).
Em 2005, transferiu-se para o Real Madrid, onde atuou por três temporadas. Depois jogou por clubes como:
- Manchester City (Inglaterra)
- Milan (Itália)
- Guangzhou Evergrande (China)
- Atlético Mineiro, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2014
- Teve passagens também por clubes na Turquia, como o Istanbul Basaksehir
Pela Seleção Brasileira, Robinho disputou:
- Duas Copas do Mundo (2006 e 2010)
- Foi campeão da Copa América (2007) e da Copa das Confederações (2005 e 2009)
Conhecido pelo estilo leve e ofensivo, Robinho teve uma carreira marcada por momentos de brilho, especialmente no início.
Leia mais
- Microplásticos: poluição toma conta dos rios e igarapés em Manaus
- Mais de 1,5 milhão de moradores ficaram sem acesso à coleta de esgoto em 2022 em Manaus
- Agência Jamaxí conquista o terceiro lugar no prêmio de jornalismo ambiental da Águas de Manaus
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.