Agência Jamaxi
Cotidiano

Manaus decreta situação de emergência em razão da estiagem pro 180 dias

O Rio Negro atingiu, na capital do Amazonas, a marca de 16,97 metros

Selecionar Manaus decreta situação de emergência em razão da estiagem pro 180 dias Manaus decreta situação de emergência em razão da estiagem pro 180 dias. Foto: Antonio Lima/Secom
Foto: Antonio Lima/Secom

A Prefeitura de Manaus declarou situação de emergência na cidade por conta da seca que afeta a capital amazonense.

O Decreto nº 5.983, publicado nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial do Município, tem validade de 180 dias e autoriza medidas para minimizar os impactos da estiagem.

Por isso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Defesa Civil (Sepdec), será responsável por executar ações para enfrentar a crise.

Entre as iniciativas estão o mapeamento de áreas de risco, a organização de medidas emergenciais e a articulação com os governos estadual e federal.

Portanto, a Sepdec também deverá fornecer relatórios técnicos sobre a situação, além de informar a população sobre o andamento das ações para combater os efeitos da seca.

Principais ações previstas

O decreto prevê a possibilidade de contratação temporária de profissionais e a aquisição de bens e serviços para enfrentar a situação de anormalidade.

Além disso, a prefeitura poderá ainda implantar o Plano Operativo e outros planos de emergência que forem propostos ao longo do período.

Ademais, a decisão de decretar a emergência foi baseada em relatórios técnicos da Defesa Civil de Manaus, que apontaram a gravidade da seca.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) também emitiu o 34º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas, confirmando o status de alerta.

Níveis críticos do Rio Negro

Nesta quinta-feira (12), a medição do porto de Manaus registrou o nível do rio Negro em 16,97 metros.

O valor está abaixo dos 21,19 metros registrados na mesma data em 2023, durante a maior seca já registrada no estado.

Desta forma, o cenário reforça a urgência das medidas tomadas pela Prefeitura para evitar danos mais graves à população e ao meio ambiente.

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Brumadinho: Justiça determina que Vale mantenha benefício a atingidos

Agência Brasil

Instituto oferece bolsa de R$ 900 para medalhistas da OBMEP

Agência Brasil

Petrópolis faz ações de prevenção contra temporal na região serrana

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais