Começamos esta edição falando de saúde. Em 25 de março é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma data que reforça a importância da prevenção e do tratamento dessa doença infecciosa. Por muito tempo, a tuberculose foi a principal causa de morte por infecção no mundo, perdendo esse posto apenas com o surgimento da covid-19.
Mesmo assim, a tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública. Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença causou 1,2 milhão de mortes em 2023. No Brasil, os números seguem na contramão das metas da OMS para erradicação. No mesmo ano, o país registrou 39,8 casos por 100 mil habitantes. E as projeções não são animadoras: até 2030, a estimativa é de 42,1 casos por 100 mil.
A cobertura jornalística sobre o tema tem sido constante. A TV Brasil destacou o Dia Mundial de Combate à Tuberculose em uma edição especial do Brasil em Dia, exibida em 2022.
Direitos Humanos: datas de memória e reflexão
Esta semana também traz datas importantes relacionadas aos direitos humanos. No dia 24 de março é celebrado o Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas. A data homenageia o arcebispo Óscar Arnulfo Romero, assassinado em 1980 em El Salvador por denunciar abusos contra comunidades vulneráveis.
No Brasil, a data passou a ser lembrada a partir de 2013. Em 2018, ganhou destaque especial com as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, conforme mostrou a Agência Brasil.
Já em 25 de março, celebramos o Dia Internacional em Lembrança pelas Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos. No Brasil, o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, foi o principal ponto de entrada de africanos escravizados nas Américas. Hoje, o local é Patrimônio Cultural da Humanidade e conta com um memorial, como mostraram reportagens da Agência Brasil e da TV Brasil.
Na mesma data, também é comemorado o Dia Nacional da Comunidade Árabe. Segundo a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, cerca de 11,6 milhões de brasileiros são árabes ou descendentes. A data valoriza as contribuições dessa comunidade e promove o combate ao preconceito. Em 2016, a Agência Brasil publicou uma reportagem especial sobre o tema.
Arte Urbana e Cultura
O grafite transforma o espaço urbano em arte. Em 27 de março, celebramos o Dia Mundial do Grafite, homenagem ao artista Alex Vallauri, pioneiro do grafite no Brasil. Ele morreu nesta data, em 1987. A TV Brasil destacou a efeméride no Repórter Brasil de 2023.
Aniversariantes da Semana
Duas figuras marcantes da cultura brasileira nasceram nesta semana:
- Leila Diniz, atriz e símbolo da liberdade feminina, nasceu em 25 de março de 1945. Morreu aos 27 anos em um acidente aéreo. Em 2015, a EBC relembrou seus 70 anos em programas da Rádio Nacional, Agência Brasil e TV Brasil.
- Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, nasceu em 27 de março de 1960. Faleceu em 1996, aos 36 anos, vítima de complicações da aids.
Júlio Verne: 120 anos sem o mestre da ficção científica
No dia 24 de março de 1905, morria Júlio Verne, autor francês considerado o pai da ficção científica. Escreveu mais de 100 obras, entre elas “20 mil Léguas Submarinas”. Suas obras foram traduzidas para 148 línguas. Em 2015, a EBC destacou os 110 anos de sua morte em reportagens da Rádio Nacional e da TV Brasil.
Datas da semana – Hoje é Dia (23 a 29 de março de 2025)
- 23/03 – Nascimento do ator Sérgio Cardoso (100 anos); Dia Mundial da Meteorologia
- 24/03 – Morte de Júlio Verne (120 anos); Dia Internacional do Direito à Verdade
- 25/03 – Dia Mundial de Combate à Tuberculose; Dia Nacional da Comunidade Árabe; Dia em Lembrança às Vítimas da Escravidão; Nascimento de Leila Diniz (80 anos)
- 26/03 – Morte de Ruy Rey (30 anos)
- 27/03 – Nascimento de Renato Russo (65 anos); Dia Mundial do Teatro; Dia do Grafite
- 28/03 – Nascimento de Hermínio Bello de Carvalho (90 anos)
- 29/03 – Nascimento de Astrud Gilberto (85 anos); Criação do Museu Imperial (85 anos)
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais.
A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.
Leia mais
- Microplásticos: poluição toma conta dos rios e igarapés em Manaus
- Mais de 1,5 milhão de moradores ficaram sem acesso à coleta de esgoto em 2022 em Manaus
- Agência Jamaxí conquista o terceiro lugar no prêmio de jornalismo ambiental da Águas de Manaus
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.