Agência Jamaxi
Cotidiano

Grupo de Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito

Grupo de 32 pessoas segue para o Brasil em aeronave da Presidência

Grupo de Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Depois de um mês de agonia, um grupo de 32 brasileiros que aguardavam repatriação em Gaza conseguiu cruzar a fronteira com o Egito, pelo Portal de Rafah. Eles fizeram a passagem pelo portal no início da manhã deste domingo, de acordo com postagem do Itamaraty na rede social X (antigo twitter). Duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o corpo diplomático se envolveram diretamente nas negociações com as autoridades israelenses, palestinas e egípcias. A próxima etapa da repatriação envolve o transporte do grupo em um ônibus fretado pelo governo federal até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio.

Ao chegar ao Brasil, o governo federal tem uma operação de acolhimento preparada, oferecendo serviços de abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. O secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, informou que alguns repatriados têm familiares no Brasil, enquanto outros serão acolhidos em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo governo.

Durante o período em Gaza, os brasileiros receberam apoio diário da diplomacia brasileira, garantindo recursos essenciais e estabelecendo condições seguras.

Leia mais

Adolescente que fugiu para morar com criminoso é resgatada de cárcere privado, em Manacapuru

Cerca de 500 ônibus atenderão candidatos na 2ª fase do Enem em Manaus

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais