Agência Jamaxi
Brasil

Federação israelita lança site para denúncias contra mensagens antissemitas

Desde o início da guerra, entidade recebeu quase 200 acusações

Federação israelita lança site para denúncias contra mensagens antissemitas
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) lançou um site para receber denúncias de publicações com conteúdo discriminatório contra o povo judeu. A federação informou que vai tomar as medidas cabíveis para combater, de forma legal, toda situação de violação à lei brasileira que considera a disseminação de ideais preconceituosas contra a comunidade judaica um crime de racismo.

Segundo o presidente da Fierj, Alberto David Klein, desde o início da guerra no Oriente Médio, no dia 7 de outubro, até 31 de outubro, a entidade recebeu quase 200 denúncias de cunho antissemita, principalmente nas redes sociais.

“Com essa constatação, nossa procuradoria, formada por advogados, resolveu criar um canal para denúncias de manifestações e discurso de ódio contra judeus. Em um dia de canal, temos quase 50 denúncias que serão analisadas e depois providências serão tomadas, desde uma notificação até uma ação judicial,” explicou.

Diante desse aumento do número de denúncias antissemitas nas redes sociais, a federação criou o cargo de procuradora-geral. Para assumir a posição foi indicada a criminalista Rachel Glatt, que vai coordenar os advogados voluntários da entidade e vai atuar junto à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Leia mais

Duas metralhadoras roubadas do Exército são recuperadas no RJ

‘Muito dinheiro e pouco resultado’ diz Capitão Carpê ao criticar duramente gestão de David Almeida

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Acordo garante reparação às comunidades indígenas Avá-Guarani

Agência Brasil

Haddad: implementação da reforma tributária ainda vai até 2032

Agência Brasil

Defesa nega que Bolsonaro conhecesse plano de golpe

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais