Neste sábado (27), a comunidade ribeirinha de Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, em Iranduba, no interior do Amazonas, será palco da estreia do curta-metragem “Meu Herói”.
Dirigido por Bruno Pereira, o filme será exibido em um campo de areia de futebol, proporcionando um evento cinematográfico inédito para a localidade.
A equipe de produção e o elenco do curta se reunirão com a comunidade para assistir ao resultado do trabalho desenvolvido em junho deste ano.
Além disso, o projeto recebeu apoio através da Lei Paulo Gustavo, destinada ao audiovisual pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia) e a Pousada Garrido também apoiaram o projeto cultural.
Filme
O filme, que se passa em uma sala de aula de uma escola ribeirinha, destaca temas importantes como a valorização da ciência e o combate ao garimpo. Ele apresenta um herói amazônico cuja história raramente ganha destaque no cotidiano
Além disso, o diretor e roteirista Bruno Pereira, a inspiração para a trama surgiu durante o ensino fundamental.
“Eu não lembro qual era a série, mas eu lembro da história de Ajuricaba, que eu li, tinha uns quadros, e aí isso ficou desde então nos meus pensamentos. Quando eu terminei de escrever esse roteiro, na hora assim, de imediato, eu falei: eu tenho que escrever sobre esse herói. E praticamente surgiu assim essa questão de escrever o meu herói”, explicou Pereira.
Darlisson Ramoz, um jovem ribeirinho de 21 anos, interpreta o papel principal do curta. Ele está vivenciando sua estreia no cinema com o filme. Ramoz expressou sua empolgação para a estreia:
“A minha expectativa está muito grande, não só a minha, mas a de toda minha família e todos os meus amigos que viram ali o projeto acontecer e tal. Então, a gente está muito ansioso para poder ver o filme completo com todo o pessoal. É uma honra para mim poder participar desse projeto. Só quero agradecer a cada um que me ajudou, que fez isso acontecer”, afirmou o ator.
A estreia em Tumbira, o curta-metragem também será exibido em Manaus. A equipe de produção anunciará as datas de exibição nas próximas semanas.
Além do que, o filme apresentar paisagens exuberantes e experiências do povo ribeirinho, promete, portanto, proporcionar uma visão única e enriquecedora da Amazônia e de seu legado cultural
Sinopse
O dia tão aguardado chegou para os alunos da comunidade ribeirinha de Tumbira. Todos terão a oportunidade de apresentar seu herói e discutir como ele pode combater o covid-19 e o garimpo que afeta suas comunidades.
Niara, uma das alunas, revelará um herói esquecido que deixará todos impressionados com sua história e impacto.
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.
Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f