Manaus (AM) – O foragido da Justiça Francinaldo dos Santos da Silva, 47 anos, conhecido como “cinta larga”, foi preso, na quinta-feira (22/08), na zona norte de Manaus. A prisão foi efetuada durante uma ação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva de Inteligência (Seai), e a Polícia Civil (PC-AM) por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter.
“Cinta larga” foi preso na rua Sateré-Mawé, por volta das 11h. No momento da prisão, o suspeito ainda tentou fugir, mas acabou detido. O foragido estava com um mandado de prisão em aberto após regressão de regime.
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, ressaltou o êxito e integração das forças de segurança na prisão do traficante que tinha diversas passagens pela polícia.
“Esse elemento havia cortado a tornozeleira eletrônica, ele é extremamente perigoso, chefe de tráfico, homicida e que saindo das ruas vai diminuir diversos crimes. Quero destacar a ligação dele com uma grande organização criminosa e tirar o “cinta larga” era uma questão de honra para todos. Logo quando saiu a decisão judicial o trabalho integrado da Polícia Civil e Seai é de devolver esse elemento ao sistema prisional”, disse o secretário.
De acordo com o delegado da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), Fábio Aly, o homem havia regressado para o regime semiaberto, mas a Justiça voltou a decretar a prisão dele, após o rompimento da tornozeleira eletrônica.
“A equipe da Seai levantou que esse alvo estava na iminência de haver uma regressão de regime porque não estava cumprindo as obrigações de tornozeleira eletrônica. Com base nisso, foi realizado um levantamento prévio e acompanhamento por alguns dias e no momento que saiu a regressão, imediatamente fomos até o local e cumprimos o mandado de prisão emitido pela Justiça”, explicou o delegado da Polinter.
O foragido
Francinaldo é considerado um dos aliados do narcotraficante Gelson Lima Carnaúba. O homem tem um vasto histórico de prisão, entre as quais em presídios federais. Uma das prisões foi registrada em 2015, quando foi capturado pela Polícia Federal (PF) na companhia de Carnaúba, no aeroporto de Natal (RN).
Após essa nova prisão, Francinaldo foi encaminhado à Polinter, onde foi autuado pelo crime de dano ao patrimônio público e dado cumprimento ao mandado de prisão. Após os procedimentos da polícia judiciária, Cinta Larga será encaminhado para audiência de custódia.
Denúncias
O secretário da Seai, Divanilson Cavalcanti, ressaltou a importância da população em realizar a denúncia para o 181, o Disque-Denúncia da SSP-AM.
“Nós temos o 181 da SSP e a sua informação será preservada, porque com esse apoio da população, nos ajuda na localização, ajuda no processo e a população pode confiar no trabalho que está sendo realizado. Hoje é uma prova desse êxito que tivemos na prisão, que também é fruto da sua denúncia e colaboração com a polícia”, ressaltou Divanilson.
Com informações da Assessoria