Brasília (DF) – Faltando pouco mais de um mês para o 1º turno das Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está incentivando os eleitores a se familiarizarem com o processo eleitoral através do Simulador de Votação disponível no site do TSE.
A ferramenta, criada para as eleições de 2014, oferece um guia didático sobre como usar a urna eletrônica e realizar a votação.
Portanto, qualquer pessoa com acesso à internet pode experimentar o simulador para garantir uma experiência tranquila no dia da eleição.
Como funciona
Ao acessar o simulador, o usuário encontrará uma interface que replica a urna eletrônica, com instruções em áudio, texto e Libras.
O processo de votação é intuitivo, com orientações passo a passo sobre como inserir os números dos candidatos.
Ordem de votação na eleições
Conforme a Resolução TSE nº 23.736/2024, o eleitor deve votar primeiro para vereador e depois para prefeito.
O eleitor insere os números para vereador, compostos por cinco dígitos (dois para o partido e três para o candidato), e para prefeito, compostos por dois dígitos.
Após confirmar os números, a urna registra o voto e exibe a mensagem “FIM” na tela, finalizando o processo
Segunda etapa
O 2º turno, quando necessário, ocorre apenas para os cargos de prefeito e vice-prefeito em cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta no 1º turno.
Anotações
No dia da votação, os eleitores podem levar uma “colinha” com os números dos candidatos para ajudar na escolha.
Além disso, essa prática é permitida pela legislação eleitoral.