Agência Jamaxi
Cotidiano

‘É nosso dever apoiar a luta dos povos indígenas’, diz Isabelle Nogueira

Finalista do ‘BBB24’ reforça sobre a importância de valorizar e proteger a cultura dos povos originários no Brasil e no mundo

Isabela Nogueira ex-bbb Manaus povos indígenas. Isabela Nogueira (Foto: Divulgação)
Isabela Nogueira (Foto: Divulgação)

São Paulo (SP) – No dia 9 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, uma data vital para reconhecer a rica diversidade cultural e histórica dos povos indígenas globalmente.

Este dia não é apenas uma celebração, mas uma oportunidade crucial para refletirmos sobre os desafios enfrentados por essas comunidades e reafirmarmos nosso compromisso com seus direitos e a preservação de suas culturas.

Isabelle Nogueira, ex-BBB e defensora dos direitos sociais, ressalta a relevância deste dia.

“O Dia Internacional dos Povos Indígenas é um momento para celebrarmos a riqueza e a diversidade das culturas indígenas. No Amazonas, devemos valorizar essas culturas que não só enriquecem nossa ancestralidade”, destacou.

Isabelle disse também que esse dia “desempenham um papel crucial na proteção de nosso meio ambiente. É nosso dever apoiar a luta dos povos indígenas por justiça e respeito, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas tradições preservadas.”

Em Manaus, onde a presença indígena é profundamente enraizada na vida local, a importância desta data é ainda mais significativa.

Além disso, a região amazônica, berço de diversas etnias indígenas, é um testemunho vivo da importância de manter vivas essas culturas.

E também saberes tradicionais que são essenciais para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

Celebrar esta data é um passo importante para fortalecer as políticas públicas que garantam os direitos dos povos indígenas e a conservação de seus territórios. É um chamado para a ação e para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Gostou? Siga nossas redes sociais Facebook e no Instagram.

Acompanhe também nosso grupo no WhatsApp.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais