Agência Jamaxi
Cotidiano

Rio Negro registra vazante histórica e atinge menor cota em 121 anos

O Rio Negro atingiu a cota de 13,59 metros, a menor já registrada na história, em 121 anos de leitura pelo Porto de Manaus.

Rio Negro registra vazante histórica e atinge menor cota já registrada em 121 anos
Rio Negro registra vazante histórica e atinge menor cota já registrada em 121 anos - Foto: Gildo Smith / Semacc

Em nota, a Prefeitura de Manaus informa que, nesta segunda-feira, 16/10, o Rio Negro atingiu a cota de 13,59 metros, a menor já registrada na história, em 121 anos de leitura pelo Porto de Manaus.

A informação foi confirmada pela Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).

De acordo com a GEA, que vem fazendo o monitoramento da vazante dos rios Negro e Amazonas, a tendência é de que o volume dos rios continue baixando até o final deste mês.

Conforme levantamento realizado pela Sepdec, 63 comunidades rurais ribeirinhas de Manaus estão sendo afetadas pela severa estiagem deste ano. Por conta disso, uma força-tarefa foi montada pela Prefeitura de Manaus, nos últimos dias, para levar cestas básicas, água potável e itens de higiene às famílias afetadas pela seca dos rios.

Leia mais

Liga Árabe e União Africana denunciam genocídio contra o povo palestino

Vereador denuncia possível descarte irregular de esgoto na Ponta Negra

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Gostou? Siga nossas redes sociais Facebook e no Instagram.

Acompanhe também nosso grupo no WhatsApp.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais