Manaus (AM) – No dia 10 de junho, a partir das 16h30, a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) – regional Amazonas, Georgina Sarkis, marcará presença como palestrante do Conversa entre amigos 60+, com o tema Alzheimer: fatores de proteção e fatores de risco. O evento é gratuito.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, cuja ação gera danos irreversíveis ao cérebro, desencadeando dificuldade na fala, na mobilidade, desorientação, alteração de humor, e o sintoma mais comum, perda da memória recente.
De acordo com Georgina Sarkis, a equipe da ABRAZ executa um plano de trabalho de intervenção com informativos sobre o diagnóstico e tratamento do Alzheimer, além de realizar o acompanhamento e transmitir orientações necessárias sobre o processo da doença. Nas palavras da presidente da associação: “O papel que a Abraz desempenha é de elevada importância, pois apoia ações para a defesa dos direitos dos pacientes, familiares e cuidadores.”
Para a idealizadora do projeto e coordenadora editorial da Valer, Dra. Neiza Teixeira: “A presença da Dra. Georgina Sarkis é muito importante, tendo em vista que o Conversa entre Amigos 60+ é destinado ao público mais afetado pela doença. E um dos objetivos do projeto é levar saberes seguros e úteis para a comunidade.”
Ao reunir o público da terceira idade, a Valer Teatro busca proporcionar um momento de conscientização, divertimento e informação para o público-alvo e todos aqueles que se interessem pelo assunto.
Mês de combate à violência contra a pessoa idosa
O dia 15 de junho foi definido como a data internacional da conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, uma data proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU em 2006.
O mês de junho passou a ser adotado por diversos órgãos como o mês em que pautas pertinentes para a terceira idade são mais disseminadas entre a população, por exemplo, o combate à violência física, psicológica e financeira, sendo a última uma das que mais afeta os idosos por sua vasta recorrência.
O trabalho de conscientização é a maior arma para desmantelar o sistema de uma sociedade que fecha os olhos para as precariedades que a população idosa sofre, seja relacionada à saúde ou questão financeira. Uma população mais consciente é em si uma sociedade mais consciente, capaz de fornecer a essa parcela da população melhor qualidade de vida, boa moradia, suporte com as necessidades básicas de alimentação e saúde.
A pauta de extrema relevância acaba concatenando com o Projeto 60+, que ocorre mensalmente no salão de eventos da Valer Teatro.
Leia mais:
- Jornada para a COP 30 vai levar vozes do Amazonas para maior evento climático do planeta
- Biocosméticos criados por mulheres para mulheres da Região Norte ganham cada vez mais espaço no Amazonas
- Igreja Católica perde fiéis , enquanto a Evangélica e os sem religião crescem, no Amazonas
Curiosidade
A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.