Agência Jamaxi
Cultura

Comunidade da Democracia recebe oficinas de cinema em Manicoré-AM

A sétima arte será levada para 150 comunitários no Rio Madeira durante duas semanas de imersão

Comunidade da Democracia recebe oficinas de cinema em Manicoré-AM
Foto: Divulgação

O projeto “Contos Curumins” está trazendo uma experiência cinematográfica única para a comunidade da Democracia, localizada em Manicoré, a 331 quilômetros de Manaus.

Durante as duas primeiras semanas de setembro, aproximadamente 150 moradores terão a oportunidade de mergulhar na Sétima Arte por meio de oficinas gratuitas, uma ação possível graças à Lei Paulo Gustavo, que apoia iniciativas audiovisuais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Liderado pelo cineasta e produtor audiovisual Bruno Pereira, o projeto oferece uma série de oficinas que abrangem desde roteiro e direção cinematográfica até a composição de trilha sonora.

Além disso, os participantes poderão desfrutar de um circuito de mostras de cinema, enriquecendo ainda mais a experiência.

Técnicas e Conversas

Durante as oficinas, os comunitários aprenderão técnicas fundamentais que permitirão a continuidade e a multiplicação desse conhecimento na própria comunidade.

No encerramento das mostras de cinema, uma roda de conversa será realizada para que todos possam compartilhar suas impressões sobre as produções exibidas.

Esse diálogo, além de enriquecer a experiência dos participantes, promove uma reflexão sobre a arte e suas diferentes formas de expressão.

Projeto

A jornada oficial do projeto tem início neste domingo, 1º de setembro, quando a equipe de cinco profissionais, todos amazonenses, partirá da Balsa Laranja, localizada na região central, com destino ao Rio Madeira.

Contudo, a concepção do “Contos Curumins” remonta a 2018, quando Bruno Pereira visitou a comunidade pela primeira vez.

Ele lembra que o desejo dos moradores em se expressar artisticamente foi o que inspirou a criação do projeto.

“Identifiquei o querer dos comunitários ribeirinhos em fazer arte, fazer cinema, enfim, outras manifestações artísticas. Aquilo ficou no meu pensamento, e aí através desse projeto, a gente falou que era o momento de fazer,” contou Bruno.

Quatro profissionais estarão envolvidos diretamente nas oficinas.

As atividades poderão ser acompanhadas através do Instagram, no perfil @contoscurumins.

A rede social servirá como um canal para que todos possam acompanhar o desenvolvimento e os impactos dessa iniciativa na comunidade da Democracia.

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Gostou? Siga nossas redes sociais Facebook e no Instagram.

Acompanhe também nosso grupo no WhatsApp.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais