Agência Jamaxi
No Result
View All Result
  • Notícias
    • Amazonas
    • Brasil
    • Cotidiano
    • Economia
    • Meio Ambiente
  • Artigos
  • Política
  • Últimas Notícias
Agência Jamaxi
No Result
View All Result

Biocosméticos criados por mulheres para mulheres da Região Norte ganham cada vez mais espaço no Amazonas

Com ingredientes naturais e rápida absorção, os biocosméticos ganham espaço no mercado de beleza.

Ana Kelly Franco Agência Jamaxí por Ana Kelly Franco Agência Jamaxí
22/07/2025
em Economia
Lip Balm Natural da Brava Amazônia combina manteigas de Cupuaçu e Murumuru com Óleo de Copaíba e Resina de Sangue de Dragão para uma hidratação profunda, reparação intensa e regeneração natural dos lábios e áreas ressecadas. Foto: Brava Amazônia

Lip Balm Natural da Brava Amazônia combina manteigas de Cupuaçu e Murumuru com Óleo de Copaíba e Resina de Sangue de Dragão para uma hidratação profunda, reparação intensa e regeneração natural dos lábios e áreas ressecadas. Foto: Brava Amazônia

400
Compartilhamentos
2.4k
VIEWS
FacebookXWhatsAppTelegramLinkedin

Manaus (AM) – Biocosméticos feitos com produtos amazônicos e criados por mulheres para mulheres, que respeitam a diversidade dos tipos de pele e cabelo, sempre com texturas leves e absorção rápida é o foco da Brava Amazônia, startup amazonense criada em 2023 pela engenheira química, Kevelyn Sbravati.

Esfoliante Labial (Lip Scrub), óleo de limpeza facial (cleansing oil) e Batom hidratante (balm) são alguns biocosméticos que unem qualidade e sustentabilidade, com produtos amazônicos como cupuaçu, seiva de dragão, buriti, açaí, murumuru e castanha-da-amazônia.

A ideia de criar produtos de beleza natural que não agridam a pele começou em 2020, com a idealização de um batom feito de beterraba. Três anos depois, a Brava Amazônia começou a criar os produtos ao receber apoio do Sebrae e da Fundação de Amparo à pesquisa do Amazonas (Fapeam), através do Programa Inova Amazônia-Módulo Tração.

O mercado de cosméticos sustentáveis tem crescido na Região Norte. Atualmente, são 77 empresas registradas na fabricação de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. No Amazonas, são 18 empresas, uma em Itacoatiara e 17 em Manaus.

No início da sua vida de empreendedora, a regulamentação dos cosméticos foi o principal desafio enfrentado na sua jornada empresarial. “É um processo burocrático, técnico e muitas vezes demorado”, explicou Kevelyn.

Apesar das dificuldades para Kevelyn, o protagonismo feminino no empreendedorismo amazônico é fundamental para o meio ambiente.

Produtos amazônicos

Ao criar soluções sustentáveis e valorizar ingredientes amazônicos, a Brava Amazônia contribuí para a preservação da floresta e o fortalecimento das comunidades que vivem nela, com um olhar humano, afetivo e de longo prazo.

“Compartilhar nossa história de construção com verdade, mostramos que é possível empreender com propósito mesmo em meio a tantos desafios. Cada passo dado, inspira outras mulheres a também acreditarem em seus projetos e ideias”, observou Kevelyn.

Kevelyn destaca que há dois ingredientes amazônicos favoritos em suas criações: a manteiga de cupuaçu, que é extremamente nutritiva e hidratante, e o óleo de castanha-da-amazônia, rico em ácidos graxos que fortalecem a barreira da pele.

“Toda escolha, desde os ingredientes até as embalagens, é pautada em princípios éticos e sustentáveis. A biodiversidade amazônica oferece ativos preciosos para a saúde da pele”, enfatiza.

O Lip Balm Natural Brava Amazônia reúne ativos poderosos da floresta para hidratar, regenerar e proteger os lábios. Foto: Brava Amazônia
O Lip Balm Natural Brava Amazônia reúne ativos poderosos da floresta para hidratar, regenerar e proteger os lábios. Foto: Brava Amazônia

A empresa busca fornecedores comprometidos com práticas sustentáveis, e isso é feito por meio de uma fábrica terceirizada, que compartilha da visão da Brava e cuida do processo de seleção das matérias-primas com responsabilidade ambiental e social.

Devido à limitação dos fornecedores no Brasil, nem todos os insumos ainda possuem certificação de biodegradabilidade. No entanto, a Brava Amazônia prioriza aqueles que já são certificados e compatíveis com fórmulas limpas, além de continuar a evoluir nesse processo.

A Brava Amazônia acredita que beleza é a expressão da natureza que existe em nós. São fórmulas que respeitam a pele, os ciclos, o clima, e valorizam a potência única da mulher amazônica e brasileira em sua pluralidade. Os produtos de beleza são criados, especialmente, para as necessidades do clima quente e úmido do Norte.

“Nossos produtos não escondem, não disfarçam — eles realçam. Pensamos em texturas leves, absorção rápida e ingredientes que funcionam bem para essa realidade, respeitando a diversidade da mulher”, declara.

A empreendedora reforça que a Brava Amazônia nasceu para atender pessoas que não querem apenas cosméticos, querem conexão, verdade e cuidado.

“Cada fórmula é um convite ao autocuidado consciente, com respeito ao corpo, à floresta e à vida”, comentou.

Os produtos já estão a venda no site: https://bravaamazonia.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/

100% natural, vegano e eficaz, o Cleansing Oil usa Óleo de Açaí e Castanha-da-Amazônia. Foto: Brava Amazônia
O Lip Oil Brava Amazônia traz um poderoso blend de óleos 100% amazônicos: Buriti, Açaí, Castanha-da-Amazônia e Óleo Resina de Sangue de Dragão. Foto: Brava Amazônia
Lip Scrub da Brava Amazônia combina óleo e pó vegetal de Açaí para uma esfoliação suave e eficaz. Foto: Brava Amazônia

Força do empreendedorismo feminino

Ao longo da jornada como empreendedora, Kevelyn conheceu mulheres incríveis que compartilharam ideias, experiências e acolhimento.

“Existe uma rede de apoio genuína que fortalece ainda mais o ecossistema local”, explanou.

Meirelene Marinho da Costa, gestora do Projeto Sebrae Delas, destaca a importância do empreendedorismo feminino no Amazonas.

“Mulheres compreendem melhor as necessidades, desejos e vivências de outras mulheres. Isso gera produtos e serviços mais assertivos, personalizados e inclusivos, desde cosméticos para diferentes tons de pele até soluções em saúde, moda, segurança e educação.”

Ela destaca que o empreendedorismo oferece independência financeira e autonomia, reduzindo desigualdades de gênero e gerando um impacto positivo em suas famílias e comunidades.

Apesar do potencial, as mulheres empreendedoras na Amazônia enfrentam desafios significativos. A sobrecarga de tarefas domésticas e de cuidado, a falta de infraestrutura em comunidades ribeirinhas e rurais (como internet e logística), a violência de gênero e a desvalorização de suas ideias, especialmente em setores dominados por homens, são barreiras que persistem.

“A falta de rede de apoio, como creches, é um entrave significativo”, finaliza Meirelene Marinho da Costa. 

Dados do empreendedorismo feminino no Amazonas

Leia mais:

  • Empreendedorismo sustentável: startups transformam resíduos florestais e orgânicos em produtos inovadores no interior do Amazonas
  • Empreendedores inovam com insumos da Amazônia e oferecem soluções biotecnológicas sustentáveis para agricultura na região
  • Empresa de gin feito por mulheres e para mulheres oferece um produto autêntico e sofisticado ao mercado
  • Microplásticos: poluição toma conta dos rios e igarapés em Manaus
Tags: Agência JamaxiagenciajamaxiAmazonasbiocosméticos Brava AmazôniaBioeconomiaConcorrendoDadosDestaquesEmpreendedorismoempreendedorismo femininoempreendedorismo sustentávelManausNotíciasPrêmioPrêmio SebraeReportagens EspeciaisResíduosSebraestartup
Next Post
Jornada para a COP 30 vai levar vozes do Amazonas para maior evento climático do planeta

Jornada para a COP 30 vai levar vozes do Amazonas para maior evento climático do planeta

Agência Jamaxi

© 2025 - Todos os Direitos Reservados

Links úteis

  • Termos de Uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Doações

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Notícias
    • Amazonas
    • Brasil
    • Cotidiano
    • Economia
    • Meio Ambiente
  • Artigos
  • Política
  • Últimas Notícias

© 2025 - Todos os Direitos Reservados

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.