Brasília (DF) – O Amazonas será contemplado com a construção de 28 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
O investimento total será de R$ 57,4 milhões, com objetivo de melhorar a infraestrutura e a qualidade do atendimento à saúde na região.
Novas Unidades Básicas de Saúde
Os novos projetos arquitetônicos, elaborados por uma equipe multidisciplinar do Ministério da Saúde, incluem inovações como :
- Salas de amamentação;
- Espaços para práticas integrativas;
- E Salas Lilás, voltadas ao atendimento de mulheres em situação de violência.
Além disso, as UBSs terão salas de medicação em conformidade com normas sanitárias, consultórios acessíveis, salas de vacinação amplas, e integração de soluções de saúde digital, como a telessaúde.
Os núcleos temáticos das novas UBSs fortalecerão o cuidado integral e promoverão um ambiente acolhedor e acessível
Atendimento humanizado
O foco é oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente, conectando a atenção primária com a especializada.
Os projetos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e incorporam estratégias de sustentabilidade.
Todas as unidades contarão com ventilação e iluminação natural, uso racional de água, reuso de recursos, equipamentos de baixo consumo energético, energia solar fotovoltaica, e construção de baixo impacto ambiental.
O objetivo é garantir conforto e adaptabilidade frente às mudanças climáticas, promovendo uma estrutura sustentável e inclusiva.
Além disso, o Ministério da Saúde já desenvolveu projetos para construir policlínicas, maternidades, centrais de regulação de urgências e centros de parto normal.
O Ministério da Saúde divulgará em breve outros projetos para UBSs de maior porte.