Agência Jamaxi
Esportes

Instituto 3B conquista acesso e disputará a elite do Brasileirão Feminino

Com a conquista histórica, Feras da Amazônia recolocam o futebol amazonense na primeira divisão nacional após cinco anos.

Manaus (AM) – O futebol amazonense retornou ao lugar de onde nunca deveria ter saído: a elite do futebol feminino nacional. Na tarde deste domingo (07/07), a Arena da Amazônia foi palco da ascensão do Instituto 3B, que venceu o Mixto (MT) por 4 a 2 nos pênaltis, e conquistou o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. No tempo normal, empate em 1 a 1, com gols de Gabi para as Feras da Amazônia e Rayla para as Tigresas.

O jogo

Empurrado pela torcida presente na Arena da Amazônia, o Instituto 3B dominou o início do jogo e quase abriu o placar aos oito minutos. Maria Vitória recebeu pela esquerda, puxou para o meio e acionou Roque, que dominou dentro da área e finalizou rasteiro para defesa da goleira Thaynara. Aos 14, Gabi cobrou escanteio na área e Monique cabeceou no meio do gol.

A insistência do 3B foi recompensada ainda na primeira etapa. Aos 38 minutos, o árbitro identificou um toque de mão dentro da área e assinalou pênalti. Aos 40, Gabi foi para cobrança e abriu o placar para a equipe amazonense. Porém, a vantagem das Feras durou muito pouco. Aos 47 minutos, Bia cobrou falta na área e Rayla desviou no canto de Camila para deixar tudo igual.

Após o intervalo, o 3B pressionou logo de cara e por pouco não retomou a vantagem no placar. Ainda aos dois minutos, Maria Vitória lançou para Rafa, que saiu na cara do gol e finalizou, mas a goleira Thaynara saiu bem e fez a defesa.

No minuto seguinte, Rafa recebeu novo lançamento, desta vez de Nayara, e ajeitou de peito para Maria Vitória que puxou para direita e chutou cruzado, mas Thaynara novamente impediu o gol das Feras. Nos minutos seguintes, a equipe amazonense seguiu com mais posse de bola, pressionando em busca do gol da classificação.

Disputa de pênaltis

Na marca da cal, brilhou a estrela da goleira Camila, que defendeu as cobranças de Joycinha e Gabi, enquanto Gabi, Moara, Rute e Katyelle esbanjaram competência e converteram suas cobranças para contribuir para a vitória por 4 a 2 das Feras da Amazônia na disputa de pênaltis.

Panorama e próxima partida

Garantido na primeira divisão em 2025 e classificado para a semifinal, o 3B aguarda o vencedor do confronto entre Juventude e Fortaleza, que decidem a vaga nesta segunda-feira (08/07), às 18h (horário de Manaus), no Alfredo Jaconi.

Com informações da Assessoria 

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Gostou? Siga nossas redes sociais Facebook e no Instagram.

Acompanhe também nosso grupo no WhatsApp.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais