Agência Jamaxi
Meio Ambiente

Prefeitura planta 500 mudas e transforma a avenida Max Teixeira em corredor sustentável, em Manaus

As mudas que foram plantadas são oiti, que oferece excelente sombreamento e pata-de-vaca, cuja floração é a maior característica.

Prefeitura planta 500 mudas e transforma a avenida Max Teixeira em corredor sustentável, em Manaus
(Foto: Phil Limma / Semcom)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), intensifica as ações de arborização da capital, com o plantio de 500 novas mudas, em uma extensão de 4,8 quilômetros da avenida Max Teixeira, no trecho entre a avenida Torquato Tapajós e o Terminal de Integração 3, do bairro Cidade Nova, zona Norte. A ação iniciou, na manhã desta sexta-feira, 24/1, com a presença do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, que fez o plantio de mudas, com o titular da Semmasclima, Fransuá Matos.

“Nós estamos construindo a Manaus do futuro. E essa cidade precisa ser construída com o poder público, com os vereadores, com a imprensa e com a população. Todos são parte desta Manaus que nós estamos construindo, para que, no futuro, as nossas crianças, a minha filha, o meu neto, possam ter uma avenida, como a Max Teixeira, parecida com a Getúlio Vargas, lá no Centro, que foi plantada por alguém lá atrás e que a gente colhe os frutos disso”, afirmou o vice-prefeito.

 

“O que está em jogo é o futuro da cidade de Manaus, independentemente da posição partidária, do lado político. O nosso maior partido é o povo de Manaus. Esta é a gestão transversalizada do prefeito David Almeida, que não tem guetos, uma gestão unificado em prol da população”, complementou Renato Junior.

As mudas definidas para o canteiro central da avenida Max Teixeira são predominantemente de oiti, que oferece excelente sombreamento na fase adulta e pata-de-vaca, cuja floração é a maior característica. A ação de arborização faz parte da meta histórica estabelecida pela gestão ambiental municipal de plantio de 15 mil novas mudas em 2025, o triplo em comparação ao ano anterior. O início das atividades do plano de arborização para este ano aconteceu no dia 13 de janeiro, com a retirada de camada asfáltica e de concreto e alargamento de berços (locais para plantar), marcando o começo do plantio na avenida Constantino Nery, de 150 novas mudas.

“Mais do que importante a plantação de mudas em trechos como esse da nossa capital. O prefeito David tem essa meta para a gestão, de tornar Manaus referência no plano de arborização. E o nosso trabalho segue nesse sentido. A partir da intensificação na plantação de mudas em pontos mais quentes e sem cobertura, a gente vai alcançar, ao menos, 15 mil novas mudas em todas as zonas. Manaus está melhorando em todos os âmbitos”, explicou o secretário Fransuá Matos.

O departamento de Arborização da Semmasclima realiza o mapeamento das áreas públicas que necessitam de arborização. “Etapa eficaz para gente conseguir cuidar das mudas e garantir a sobrevivência delas a longo prazo. Como o próprio vice-prefeito disse, mais do que plantar, cuidar e manter é necessário”, disse o diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima, Deyvson Braga.

As próximas grandes avenidas a receberem arborização pela Prefeitura de Manaus são Santos Dumont, Torquato Tapajós e avenida Tarumã, todas na zona Norte da cidade. No total, está previsto o plantio de 500 mudas nestas vias.

Programa Manaus Verde

Por meio do Programa Municipal de Arborização e Conservação Florestal “Manaus Verde”, a cobertura vegetal em Manaus vem sendo ampliada com o plantio em áreas públicas e distribuição gratuita de mudas à população.

Em 2024, foram plantadas 5.750 mudas de árvores na cidade. No mesmo ano, o Centro de Produção de Mudas da Prefeitura de Manaus, mantido pela Semmasclima, alcançou a marca de 122 mil mudas produzidas.

Deste total, mais de 55 mil mudas foram doadas para a população em 2024, em ações semanais e itinerantes, que contemplam um bairro e zona distinta da capital, além de doações ao público diretamente no Viveiro ou por meio de doações a escolas, associações comunitárias e outras instituições. As demais mudas continuam em crescimento no centro, para distribuições e plantios futuros.

No âmbito do Programa Municipal de Arborização e Conservação Floresta, em 2024, destacam-se, ainda, 90 ações de arborização e conservação nos parques, unidades de conservação e áreas verdes mantidas pela Semmasclima. Além disso, o serviço itinerante de doação de mudas atendeu a 50 diferentes localidades na cidade.

Leia mais

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros no Rio

Agência Brasil

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Agência Brasil

Greve de fome de Glauber completa 8 dias e mobiliza apoios

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais