Agência Jamaxi
Cotidiano

Justiça determina auxílio-aluguel para vítima de violência doméstica em Manaus

Medida foi tomada após a violação de uma ordem de proteção por parte do ex-companheiro da vítima

Selecionar Justiça determina auxílio-aluguel para vítima de violência doméstica em Manaus Justiça determina auxílio-aluguel para vítima de violência doméstica em Manaus
Foto: Asafe Augusto/TJAM

A Justiça do Amazonas, por meio do 6.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, conhecido como “6.º Maria da Penha”, decidiu que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos deve conceder auxílio-aluguel a uma vítima de violência doméstica.

A decisão ocorreu após o ex-companheiro da vítima violar a ordem de proteção.

Decisão

A juíza Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira de Mello, titular do 6.º Juizado Maria da Penha, proferiu a decisão com base no inciso VI do artigo 23 da Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006), recentemente modificado pela Lei n.º 14.674, de 14 de setembro de 2023.

No caso específico, o ex-companheiro da vítima invadiu a residência onde ela estava, insultou-a e a agrediu fisicamente, mesmo após a vítima já ter obtido uma medida protetiva.

A mulher relatou o incidente à polícia, informando que o agressor também quebrou seu celular, impedindo-a de buscar ajuda.

Inicialmente, a vítima foi acolhida em um abrigo.

Contudo, devido à limitação do tempo de permanência no local e ao medo de retornar à sua casa, onde o ex-companheiro permanece.

Ela solicitou, por meio da Defensoria Pública do Estado, o deferimento do auxílio-aluguel, previsto na Lei Maria da Penha.

A juíza Elza Vitória de Mello considerou o pedido fundamentado, destacando a grave vulnerabilidade social e econômica da vítima, comprovada por documentos anexados ao processo.

Além disso, a decisão ressalta que medidas como essa são essenciais para reduzir a vulnerabilidade das vítimas.

O permitindo que recomeçam suas vidas em um ambiente seguro, longe dos agressores.

Após a decisão, os autos foram encaminhados ao Ministério Público.

Para que analise o possível descumprimento da medida protetiva pelo ex-companheiro, conforme prevê o artigo 24-A da Lei Maria da Penha.

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Após pedido de vista, STF suspende julgamento de Carla Zambelli

Agência Brasil

Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula

Agência Brasil

Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 cidades do Acre

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais