Agência Jamaxi
Política

Contrariando governo Bolsonaro, Arthur Lira trabalha por PL das Fake News

Contrariando governo Bolsonaro, Arthur Lira trabalha por PL das Fake News
Foto: Reprodução / Internet

Política – À revelia do Palácio do Planalto, de quem é aliado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), trabalha nos bastidores para não deixar o projeto de lei das Fake News morrer.

Após a derrota na votação do requerimento de urgência da proposta, Lira tenta costurar com o relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), alterações no texto que viabilizem um acordo para votar a matéria.

Segundo aliados do presidente da Câmara, a intenção é construir um texto com menos polêmicas do que o relatório apresentado por Orlando Silva, que teve a urgência rejeitada.

Dentre as alterações desejadas, Lira defende por exemplo um artigo que estabeleça a remuneração para produtores de conteúdos jornalísticos compartilhados por plataformas.

Ele também defende um texto que estipule a equiparação das redes sociais com veículos de comunicação, a criminalização de fake news e o fim dos disparos em massa para fins políticos.

Caso o projeto seja aprovado, permitirá ao presidente da Câmara entregar algo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte pressiona o Congresso a deliberar algum tipo de regulamentação sobre notícias falsas antes das eleições.

O governo de Jair Bolsonaro, porém, é contra qualquer tipo de regulamentação na internet. Ativo nas redes sociais, o presidente da República crê que as regras estabelecidas no projeto poderiam lhe cercear a liberdade de comunicação.

*Igor Gadelha do Metrópoles

Curiosidade

A palavra ‘Jamaxi’ vem de origem indígena. É conhecido como o cesto, no qual, os seringueiros carregavam suas mercadorias.

Canal no WhatsApp → https://whatsapp.com/channel/0029Vaty3n1IiRowdqUZGa2f

 

Leia mais

Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros no Rio

Agência Brasil

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Agência Brasil

Greve de fome de Glauber completa 8 dias e mobiliza apoios

Agência Brasil

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais